Encontro da UFRB reúne estudantes negros, indígenas e cotistas

I ENICQA atividade ocorre entre os dias 17 e 19 de março, no campus do município de Cruz das Almas/BA

SEPPIR – Com foco na construção de diretrizes para o desenvolvimento de novas políticas de equidade, acontece até amanhã, quarta-feira (19/03), o “I Encontro de Estudantes Negros, Negras, Indígenas, Cotistas e Quilombolas – I ENICQ” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. As inscrições, que se estendem aos interessados em geral, poderão ser feitas presencialmente no primeiro dia do evento, das 14h às 19h, ou na manhã seguinte, das 8h às 12h.

“A UFRB que queremos: Avaliação e Perspectivas para uma Universidade com ações afirmativas”, é o tema do evento que permitirá a troca de saberes e experiências entre diversos segmentos da sociedade brasileira. Iniciativa dos estudantes e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROPAAE), a atividade será realizada no campus da cidade de Cruz das Almas e contará com mesas redondas, oficinas, conferências, exposições, rodas de conversa.

A programação inclui também o lançamento de duas publicações. Uma delas é o livro “Negras (In)Confidências: Bullying não. Isto é Racismo”, do Odara Instituto da Mulher Negra. O material, organizado pelas educadoras e ativistas afro-brasileiras Benilda Brito e Valdecir Nascimento, reúne depoimentos de mulheres negras que sobreviveram a situações de racismo sofridas na escola.

A outra novidade é a “Revista Afirmativa”, direcionada aos “leitores que gostam de jornalismo crítico com tendência literária”, conforme destacam os responsáveis pela publicação. A linha editorial é voltada para as políticas afirmativas no âmbito do ensino, mercado de trabalho, “e mais uma pá de coisa”.

No que tange ao I ENICQ, “o objetivo é que os estudantes participem ativamente, já que desse evento sairá a proposta do Plano de Ações Afirmativas da Universidade”, afirma Augusto Oliveira, um dos organizadores do evento.

O jovem, estudante do 2º semestre de Ciências Exatas e Tecnológicas, destaca as possibilidades proporcionadas pela atividade. “Além da participação da sociedade civil em geral, teremos a presença de nomes que são referência em todo o país”, acrescenta.

Confira a programação no site do evento.

Serviço:

O que: I Encontro de Estudantes Negros, Negras, Indígenas, Cotistas e Quilombolas (I ENICQ) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
Onde: Campus Reitoria, situado na Rua Rui Barbosa, 710 – Centro – Cruz das Almas – BA
Quando: 17 a 19 de março de 2014

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.