Cacique Isaías Francisco, da Aldeia Água Branca / Distrito de Taunay, em Aquidauana Princesinha, é vítima de preconceito na Prefeitura de Aquidauana

1982267_632089316865013_59766598_n
Foto: Aldeia Esperança / Retomada
Cacique Isaias ao lado do Coordenador da Funai/Aquidauana, Mailson e ao lado do Sub-Comando da Força Nacional Federal

Fato ocorreu quando as comunidades já se preparam para as comemorações em homenagem ao Dia do Índio a ser celebrado no próximo dia 19 de abril

O cacique da Aldeia Água Branca, localizada no distrito de Taunay em Aquidauana, Isaías Francisco, durante entrevista na sexta-feira (14/3) na FM 100,9 confirmou ter sido alvo de ofensa, discriminação e preconceito por parte do advogado e prefeito de Aquidauana José Henrique Gonçalves Trindade (PDT) durante uma audiência no Paço Municipal, oportunidade em que apresentou ao chefe do executivo as principais reivindicações de sua comunidade.

Durante a reunião, o cacique Isaías Francisco estava acompanhado dos patrícios Melidio Pio, José Francisco e Teófilo Francisco. O encontro foi agendado pelo ex-vereador Raimundo Pinheiro (PSC) que também participou da agenda.

Isaías Francisco alega ter se sentido ofendido com a postura do prefeito Zé Henrique ao receber das lideranças as reivindicações da comunidade. “Já tínhamos falado com o Gerente de Governo Odilon Ribeiro e nada aconteceu por isso tentamos o diálogo com o prefeito”, disse Isaías.

Várias demandas da comunidade foram apresentadas ao prefeito Zé Henrique em busca de uma parceria que pudesse oferecer melhor qualidade de vida para a população não só da aldeia Água Branca, mas também de toda a região do Distrito de Taunay que possui algo em torno de 8 aldeias da nação Terena. “Ele disse que não atenderia minha comunidade, pois não contou com nosso apoio na eleição”.

De acordo com a narrativa do cacique Isaías Francisco, embora tenha feito as reivindicações com o respeito que a autoridade merece, ele se sentiu discriminado e ofendido com a atitude do prefeito. “Em nenhum momento nos exaltamos, mas é evidente que queremos e merecemos respeito, pois foi uma “grande” discriminação para com a comunidade indígena de Aquidauana quando além de outros fatos, o prefeito Zé Henrique questionou o ex-vereador Raimundo Pinheiro dizendo: Porque você trouxe esses vagabundos aqui”.

Na entrevista concedida ao programa 100% Cidade, apresentado pela jornalista Daniele Santos o cacique Isaías Francisco confirmou que a situação na aldeia é critica e que precisa de uma ação imediata do poder publico. Também foi lembrado durante a entrevista que durante a campanha o atual prefeito Zé Henrique prometeu, que em sendo eleito iria vender o quilo da carne a R$ 1,00 nas aldeias do Distrito de Taunay, mas até hoje, depois de quase 15 meses o compromisso não foi cumprido. “Nosso caminhão, o caminhão da prefeitura vai trazer a carne aqui à R$ 1,00 o quilo”, disse o então candidato.

No momento de sua fala no comício em 2012 ele estava ao lado do pecuarista Odilon Ribeiro que hoje ocupa o cargo de Gerente de Governo da Prefeitura de Aquidauana.

O imbróglio já tinha sido pauta de uma entrevista na quinta-feira (13) momento em que o ex-vereador Raimundo Pinheiro manifestou sua indignação com o prefeito da cidade empossado pela justiça, Zé Henrique Trindade.

Segundo Raimundo Pinheiro, desde então o município de Aquidauana vive dias de caos, abandono, desmando, lixo acumulado por toda a cidade e agora o prefeito ainda se mostra como ditador.

Pinheiro explicou aos ouvintes da 100,9 que tinha uma agenda com o prefeito Zé Henrique na quarta-feira às 15 horas juntamente com o cacique da aldeia Terena Água Branca (região de Taunay) Isaías Francisco, que levou ao chefe do executivo diversas reivindicações de sua comunidade.

Depois de esperar e muito, fomos recebidos às 18 horas pelo prefeito. “Quando estávamos expondo todas as demandas da aldeia Água Branca, o prefeito se exaltou e, aos gritos e proferindo palavras de baixo calão, nos expulsou de seu gabinete”, frisou Pinheiro. “Entretanto, acredito serem legítimas as cobranças que foram levadas pelo cacique”.

Naquela aldeia, assim como nas demais, tudo está em estado de abandono, como a educação, estradas, a saúde e tudo mais”, disse Pinheiro.

A redação do Aquidauana News fez contato na manhã da ultima sexta-feira (14) com assessores do prefeito de Aquidauana “Zé Henrique” em busca de informações sobre o episódio já caracterizado como lamentável, mas a opção do Poder Executivo, pelo menos até agora foi o SILÊNCIO.

Durante a entrevista com o cacique Isaias Francisco na sexta-feira a jornalista Daniele dos Santos também se colocou a disposição para ouvir a versão do chefe do Executivo, mas até agora “não houve nenhuma manifestação oficial por parte do prefeito Zé Henrique (PDT), nem de seus assessores”.

Fonte: Nilson Antonio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.