Tema sobre Saúde da População Negra na IV Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica/Saúde Família

negra trabalhadora do susPor Emanuelle Goes, em População Negra e Saúde

Direito à Saúde da População Negra e os desafios e conquistas no âmbito da Atenção Básica é apresentado na IV Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica/Saúde Família em Oficina realizada por Jose Marmo (RENAFRO – Rede Religiões Afro-brasileira e Saúde).  A oficina debateu, nesse contexto, as políticas públicas de saúde da População Negra: Racismo e religiões de matriz africana; Política Nacional de Saúde da População Negra e o cuidado à Saúde de quilombolas.

Além da oficina trabalhos estão sendo apresentados trabalhos com relato de experiências na atenção básica que impactam diretamente na população negra, entre os dias 13 a 15 vários trabalhos serão apresentados como: Aconselhamento e testagem para sífilis na comunidade quilombola “Abacatal” em Ananindeua/PA; Práticas populares de saúde nas comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro; 1ª Caminhada noturna de cidade Tiradentes: um olhar histórico para a saúde da população negra; Fortalecimento do controle social na saúde da população negra em Goiás; Pense Dance – Ginástica com Dança com os Quilombolas Furnas do Dionizio; Atividades de Promoção à Saúde em comunidade Quilombola de Garanhuns, PE; Políticas de Reparação na Atenção Básica: construindo Política de Estado para a Saúde da População Negra no RS; Exercitando a Equidade no atendimento às Comunidades Quilombolas de Ubatuba – SP; Mês Consciência Negra – Qual seu papel na igualdade racial? -Desconstruindo o racismo através do Programa Saúde na Escola; ESF Rural estruturando a saúde da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio.

A Política Nacional de Saúde Integral de Saúde da População Negra é fruto da luta do movimento negro por equidade racial na saúde, pois as desigualdades em saúde acometem mais severamente a população negra e reconhecimento de que as suas condições de vida resultam de injustos processos sociais, culturais e econômicos presentes na História do país.

Ainda é preciso maior visibilidade e ações direcionadas para a População Negra na Atenção Básica, pois os dados oficiais apresentam que a população negra são as que mais acessam o Sistema Único de Saúde e a sua principal porta de entrada é a atenção básica. Desta forma as estratégias para melhorar e qualificar o serviço básico de saúde necessita passar pelo reconhecimento das desigualdades raciais que impactam no acesso, utilização e acessibilidade da população negra a esses serviços.

Pois são os trabalhadores/as do SUS na atenção básica a força motriz para a consolidação e implementação da PNSISPN, pois é neste nível de atenção que estão os principais programas e políticas de saúde como hipertensão, diabetes, planejamento familiar, pré-natal, DST/aids,  que impactam nas condições de vida, adoecimento e morte da população negra.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.