Operação retira 60 garimpeiros de Terra Indígena Yanomami, em RR

Os homens se apresentaram nesta quinta-feira (14) na Fazenda Pacu, noroeste de Roraima (Foto: Mozaniel Iramari/ Arquivo pessoal)
Os homens se apresentaram nesta quinta-feira
(14) na Fazenda Pacu, noroeste de Roraima
(Foto: Mozaniel Iramari/ Arquivo pessoal)

Ação de combate ao garimpo ilegal é realizada pela Funai, PF e PM. Garimpeiros saíram de forma pacífica, nessa quinta-feira (13).

Emily Costa, do G1 RR

Iniciada há um mês, a operação ‘Korekorema’, que visa combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima, resultou na saída pacífica de 60 garimpeiros que atuavam na região. Os homens se apresentaram nesta quinta-feira (13) na Fazenda Pacu, noroeste de Roraima. A ação é realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em parceria com as polícias Federal e Militar.

Segundo João Catalano, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana (FPEYY), quando a operação começou, balsas e vias de acesso a um ponto de garimpo foram desativados para que os homens que trabalhavam no local se entregassem pacificamente. Alguns garimpeiros fugiram e se esconderam em florestas da região. Mas sem suprimentos, os homens se entregaram à polícia.

“A estratégia era impedir a logística e alimentação dos garimpeiros e fazer com que eles se entregassem pacificamente. O plano deu certo e após ficarem alguns dias escondidos na mata, eles se entregaram aos policiais em Waikais. Eles foram levados para a Fazenda Pacu e liberados”, disse.

Ainda segundo Catalano, os homens que se entregaram foram identificados, mas não serão indiciados, pois não estavam mais praticando o garimpo ilegal. “Eles só serão administrativamente notificados por terem permanecido dentro da área de reserva indígena sem autorização legal”, disse.

A operação ‘Korekorema’ segue com  as atividades e não tem previsão para encerrar. A expectativa é que, com a realização de outras operações, os rios Uraricoera, Mucajaí e Apiaú fiquem limpos da atividade de garimpo ilegal.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.