Passado, presente e futuro no Vale do Salitre (BA)

Baner para net“Salitre: de onde viemos? Para onde vamos?”. Este é o tema do seminário que acontece no próximo domingo (16), das 8 às 16 horas, na sede da Associação da Comunidade de Alfavaca, Vale do Salitre, Juazeiro, Bahia.

Por Érica Daiane Costa*, em  Articulação São Francisco Vivo

O objetivo do seminário é reunir representações das comunidades salitreiras e das escolas para discutir a realidade sociocultural, política e econômica do Vale. Há mais de 30 anos, o Salitre é referência na região com relação à má gestão da terra e da água, chegando a haver sérios conflitos ao longo do tempo, inclusive mortes, devido aos problemas decorrentes deste contexto.

Na programação, será apresentada a história de opressão, lutas e conquistas do povo salitreiro, desde a época do massacre indígena às margens da foz do Rio Salitre, até o momento atual de expansão do Perímetro Irrigado, que traz elementos como a instalação da empresa Agrovale, maior produtora de cana-de-açúcar da região, que foi contemplada com lote empresarial no Perímetro, até então gerido pela Codevasf.

Perímetro Irrigado do Vale do Salitre.
Perímetro Irrigado do Vale do Salitre.

Aberto à participação também de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e da imprensa, o evento se propõe a ser um momento de reanimação das lutas do povo do Salitre e fortalecimento da organização popular frente ao cenário atual que se diferencia conforme a situação do Rio Salitre em cada comunidade.

A programação terá início com o café da manhã comunitário e apresentações artísticas e em seguida será apresentado o histórico da região a partir da visão da juventude salitreira, que participa da organização do evento. Haverá trabalho em grupo para discussão e formulação de propostas. Em um segundo momento, antes dos encaminhamentos finais, estarão na mesa a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), trazendo reflexões acerca do modelo de desenvolvimento historicamente imposto ao Vale do Rio Salitre.

Inauguração de Biblioteca Comunitária

Na abertura do seminário, acontecerá também a inauguração do Núcleo de Leitura D. José Rodrigues, uma iniciativa que tem incentivado a prática da leitura em bairros e comunidades da região. Para receber o Núcleo foi reformada uma das salas da sede da Associação Comunitária, que ficará responsável pela gestão da biblioteca.

Roda de São Gonçalo do Vale do Salitre
Roda de São Gonçalo do Vale do Salitre

A comunidade irá receber também a Arca das Letras,programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que no Sertão do São Francisco vem sendo difundido pelo Irpaa. A Arca será entregue com um acervo de 200 livros e deve contar com a participação voluntária de “Agentes de Leitura” para garantir o funcionamento do programa.

A organização do evento solicita a doação de livros para o acervo do Núcleo e da Arca e informa que haverá almoço e lanche para as/os participantes.

*Érica Daiane Costa, Articuladora do Submédio São Francisco pela Articulação São Francisco Vivo (APSFV) e assessora de comunicação do Irpaa. Revisão e edição da Ascom APSFV.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.