Lideranças Kayabi se reúnem com ministro do STF

Kayabi (Aldeia Tatuí) Mário Vilela/Funai
Kayabi (Aldeia Tatuí) Mário Vilela/Funai

Por Beth Begonha

Em entrevista ao Amazônia Brasileira, Taravi Kayabi, um dos líderes da etnia, relata a decepção vivida pelo seu povo que, após tantos anos de espera, viu sua terra homologada, porém por pouco tempo. O governo do Mato Grosso entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a demarcação, e a petição de suspensão foi acolhida pelo ministro Luiz Fux.

Desta forma, a homologação está suspensa até que a ação seja julgada pelo plenário da Casa, o que não tem data para acontecer. Hoje (11), no final da tarde, Taravi e outras lideranças do povo Kayabi têm audiência marcada com o ministro para pedir brevidade no julgamento da ação. Além disso, os Kayabi, junto com os Munduruku e os Apiaká, estão preocupados com o resultado da construção das hidrelétricas de Teles Pires e São Manuel, que, segundo eles, atingem diretamente sua forma tradicional de vida. Eles alegam que neste caso, assim como ocorreu com outras hidrelétricas, os índios não foram consultados, conforme prevê a Convenção 169, da qual o Brasil é signatário. Confira a entrevista na íntegra!

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 08h naRádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A apresentação é de Beth Begonha. Você também pode ouvir aqui no Site das Rádios EBC.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.