PE – Famílias pescadoras se organizam em defesa do direito ao território, trabalho e renda

assembleia-cppPor CPP Nacional 

Refletir sobre as linhas de ação do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) – Território e meio ambiente, Direitos sociais e organização e Geração de trabalho e renda – no território brasileiro é a proposta da Assembleia Trienal Nacional do CPP, que acontece de 10 a 14 de março, em Olinda/PE, no Recanto do Pescador. O evento reunirá pescadores e pescadoras artesanais de todo Brasil, agentes de pastoral e parceiros da instituição para avaliarem a trajetória da pastoral nos últimos três anos e traçar suas estratégias trienais de atuação. Também faz parte do momento a eleição da diretoria nacional, da secretaria executiva e do Conselho Fiscal do CPP.

“A Assembleia é um momento importante, pois é nela que vamos definir nossas atividades, refletir acerca das problemáticas que envolvem as comunidades pesqueiras, traçar ações para superá-las e fortalecer a nossa missão enquanto Igreja popular a serviço dos pescadores”, comenta a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco.

Durante os dias de debates, será discutida a análise da conjuntura pela qual passam pescadores e pescadoras de diversos estados do Brasil, crucial em um período no qual seus direitos são negados devido à política desenvolvimentista adotada pelo Estado. É nesse sentido que a Assembleia também irá fortalecer a missão do CPP: “Anunciar aos pescadores e as pescadoras a força libertadora do evangelho revelado aos pobres e através dele promover a transformação das estruturas geradoras de injustiça, tornando-os agentes de sua história e construtores de uma nova sociedade.”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.