Entidade divulga 5 argumentos contra posturas conservadoras de ataque aos direitos humanos

2014_03_argumentos_direitos_humanos_conectas

Adital – Cadeias lotadas, adolescentes e crianças sem proteção do Estado, crimes de ódio contra homossexuais entre várias outras infelizes situações são motivo de debate e reflexão sobre o quão retrógrado é o pensamento do pensamento conservador dos políticos brasileiros. A possibilidade, já descartada, de ter como presidente da Comissão de Direitos Humanos o deputado federal do Partido Progressista (PP), Jair Bolsonaro, conhecido nacionalmente por sua postura homofóbica e de ataque à proteção dos direitos humanos, instigou ainda mais o debate entre conservadores e defensores de direitos.

Tendo como pano de fundo essa polêmica, a organização Conectas Direitos Humanos aproveitou a oportunidade para divulgar cinco pontos que rebatem as ideias conservadoras do deputado Bolsonaro. A entidade refuta as citações mais polêmicas, que expressam desprezo pelas minorias e criticam o sistema carcerário brasileiro.

Para a Conectas, citações do tipo “‘Prefiro a cadeia cheia de vagabundo ao cemitério cheio de inocentes” e “Os homossexuais querem se passar por vítimas” em nada colaboram para a construção de uma sociedade mais democrática e justa. Bolsonaro afirma que jovens de 17 anos praticam crimes por esporte, apoia a pena a morte, declara que se prende pouco no Brasil, declara que os presos não cumprem suas sentenças como deveriam e ainda afirma que os homossexuais se declaram como vítimas na sociedade.

A Conectas afirma que é um erro pensar que no Brasil prende-se pouco, pois, segundo dados da Pastoral Carcerária, só em São Paulo 80 pessoas são presas todos os dias. A ONG assegura que a população carcerária do Brasil cresceu 380% em 20 anos e que esse crescimento é desproporcional ao crescimento vegetativo da população, que só aumentou 30% durante o mesmo período, e alerta que a prisão por si só não contribui para a proteção da sociedade.

As ideias de Bolsonaro ganham visibilidade e adeptos não só no mundo político, mas também entre vários cidadãos que apoiam o deputado, divulgam suas citações e vídeos pelas redes sociais e alimentam ainda mais os debates e reflexos sobre a temática dos Direitos Humanos. Para a Conectas, a aceitação de ideias conservadoras como as de Bolsonaro só contribuem para o caos na sociedade, para o crescimento da desigualdade e violência no país, além do comprometimento da democracia brasileira.

Pontos contestados pela Conectas:

1.Mais prisões irão reduzir a insegurança

2.Prisões de mais jovens e crianças ajudarão a reduzir a criminalidade

3.Torturas, maus tratos e superlotação como sentença aos presos

4.Defesa da implantação da pena de morte no Brasil

5.Intolerância para políticas de segurança destinadas às minorias, como os homossexuais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.