Pernambuco terá observatório da discriminação racial no Carnaval

Foto: Reprodução/Flickr Oficial da Prefeitura de Olinda
Foto: Reprodução/Flickr Oficial da Prefeitura de Olinda

Em funcionamento desde 2009, ação incluirá divulgação de campanha contra o racismo, registro de casos de discriminação e de tráfico de pessoas negras, além do acolhimento de vítimas de racismo

SEPPIR – O governo de Pernambuco e a prefeitura de Olinda lançam amanhã (28/02) o ‘Observatório da Discriminação Racial no Carnaval’. O espaço atuará no enfrentamento às discriminações raciais ocorridas durante a festa, escorado no slogan ‘Carnaval com Direitos Humanos’. O atendimento será na avenida Sigismundo Gonçalves, 654, Olinda, Carmo (Casas da Cidadania), Sede do CEPIR, ou pelos telefones (81) 3423-2735 / 3421-3193.

Trata-se de uma ação conjunta das secretarias estaduais de Defesa Social (SDS), e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), com o Comitê de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e a Prefeitura de Olinda.

Em funcionamento desde 2009, o Observatório atuará na divulgação de campanha contra o racismo, registro de casos de discriminação, de tráfico de pessoas negras e de manifestações de intolerância contra Maracatus e Afoxés, violências veladas, além do acolhimento de vítimas de racismo. O CEPIR e a SEDSDH desenvolvem as atividades nas grandes agremiações, com os foliões e nos circuitos da festa.

Histórico – Em 2013, foram registradas mais de 100 denúncias de abuso de poder, intolerância religiosa, discriminação racial e violências simbólicas, ocorridas em quase todos os polos da folia. O secretário Executivo do CEPIR, Jorge Arruda, destaca que “é de extrema importância que a população se empenhe na ação, para que a discriminação racial seja de fato coibida nas festividades”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.