Nível do Rio Madeira chega a quase 18,5 metros

Nível do Rio Madeira alcança quase 18,5 metrosDivulgação/Governo do Acre
Nível do Rio Madeira alcança quase 18,5 metros. Divulgação/Governo do Acre

Graziele Bezerra* – Repórter do Radiojornalismo Agência Brasil

O nível do Rio Madeira, que corta Porto Velho, em Rondônia, atingiu a marca dos 18,46 metros na manhã de ontem (24), de acordo com a Defesa Civil da capital. São 26 centímetros a mais que o registrado no final de semana. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros do estado, mais de 400 famílias perderam suas casas e mil estão abrigadas em escolas e templos religiosos.

Um desses abrigos é a Paróquia São João Bosco, no centro de Porto Velho, onde o padre Miguel Fernandes organiza o recebimento de donativos. “Estamos recebendo alimentos não perecíveis, roupas, até móveis, porque muitas pessoas perderam tudo. Então, tudo é bem-vindo.”

Segundo o tenente-coronel Denargli da Costa Farias, do Corpo de Bombeiros de Rondônia, atualmente, em Porto Velho, o clima está bom, com céu parcialmente aberto, sem chuva. Entretanto, tem chovido em regiões da Bolívia, o que influencia diretamente o nível do Rio Madeira. “A tendência é que chova na Bolívia nos próximos 15 a 20 dias, segundo informações que recebemos do Sipam [Sistema de Monitoramento da Amazônia]. Quando chove lá, a água leva cerca de quatro a cinco dias para chegar aqui, então a tendência é que aumente ainda mais o nível do rio”.

Já no Acre, o nível dos rios que cortam o estado começa a baixar. O Rio Acre – que atravessa Brasileia, Xapuri e Rio Branco – chegou aos 13,74 metros. Na última semana, o nível das águas havia ultrapassado os 15 metros. Nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira o nível dos rios também diminuiu.

De acordo com dados do governo local, 331 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições de Rio Branco. Neste fim de semana, homens da Força Aérea Brasileira descarregaram na capital acriana aproximadamente 18 toneladas de frutas, verduras e legumes.

*Colaborou Andreia Verdélio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.