Operadores dos direitos indígenas debatem “desafios e estratégias atuais na defesa dos direitos indígenas”

Foto: Arquivo/CIR. Legenda: Mobilização contra a PEC 215 na comunidade indígena Sabiá- Terra Indígena São Marcos (outubro/2013)
Foto: Arquivo/CIR. Legenda: Mobilização contra a PEC 215 na comunidade indígena Sabiá- Terra Indígena São Marcos (outubro/2013)

Inicia amanhã, 25 de fevereiro, às 8h, na Casa de Cura, em Boa Vista/RR, o VI Encontro Estadual dos Operadores de Direitos Indígenas. O tema dessa edição será “desafios e estratégias atuais na defesa dos direitos indígenas”.

O objetivo do Encontro é aprimorar os conhecimentos na área do direito indígena. Participam da atividade, lideranças indígenas, representantes de organizações indígenas, organizações indigenistas e instituições públicas. A previsão é de 50 participantes.  

De acordo com a programação, os participantes chegam hoje, 24. Amanhã, a discussão inicia com a análise e reflexão como vimos nossos direitos hoje?”.  Em seguida o tema “entendo a formação do estado brasileiro e as leis: proposição, criação e andamento”.

Ainda no mesmo dia, 25, o Encontro vai abordar os temas: projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional (PEC 215, PEC 237, PPL 227 e outras), medidas administrativas sobre os direitos indígenas (Portaria 303, procedimentos sobre demarcações de terras indígenas e direito de consulta).

No dia 26, terá o painel com a temática sobre “princípios orientadores para implementação dos direitos indígenas: constituição federal de 1988, Convenção 169 da OIT e Declaração da ONU sobre direitos indígenas”. Além do tema: utilizando os mecanismos de direitos (Sistema Internacional de Direitos: CIDH, CERD, OIT).

Na programação consta também, para o dia 27, os estudos de caso da TI Raposa Serra do Sol: os trâmites, indígena, administrativo e judiciário.  Os conflitos: violação dos direitos humanos e as disputas sobre a terra com argumentações de defesa nacional, área de fronteira, desenvolvimento econômico e outros contextos referentes ao processo de demarcação.

O Encontro vai encerrar no dia 28, com o Seminário Análise Jurídica e Política do caso Raposa Serra do Sol, no auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima, às 15h.

Fonte: Assessoria de Comunicação/CIR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.