Comissões da Verdade universitárias apuram vigilância sobre professores e alunos

Representantes das comissões universitárias (em primeiro plano) estiveram reunidos com Rosa Cardoso (CNV) e Ivan Seixas (ao fundo) Foto: Marcelo Oliveira / ASCOM - CNV
Representantes das comissões universitárias (em primeiro plano) estiveram reunidos com Rosa Cardoso (CNV) e Ivan Seixas (ao fundo) em 21 de fevereiro de 2014. Foto: Marcelo Oliveira / ASCOM – CNV

Em reunião com a CNV e a CEV-SP, foi proposta requisição de informações ao MEC

Comissões da Verdade universitárias enviarão ao Ministério da Educação pedido sobre as Divisões de Segurança e Informação (DSIs). As DSIs fizeram parte da estrutura montada pelo Sistema Nacional de Informação (SISNI) e atuaram na vigilância de professores, alunos e demais funcionários em diversas unidades de ensino no período da Ditadura (1964-1985).

Esta é a segunda reunião de trabalho das comissões universitárias com a Comissão Nacional da Verdade e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, que sediou o encontro. A reunião foi aberta pelo deputado e presidente da Comissão Adriano Diogo junto com o coordenador Ivan Seixas e Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade. A próxima reunião está prevista para o dia 25 de abril de 2014 e serão mobilizadas outras universidades para participar.

As comissões universitárias também pretendem iniciar, em suas comunidades acadêmicas debates sobre as recomendações, visando contribuir com sugestões para a Comissão Nacional da Verdade na área de educação. O objetivo é a não-repetição de graves violações de direitos humanos ocorridas no meio-acadêmico e o fortalecimento da democracia no meio.

Participaram da reunião representantes da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal Paulista (Unifesp); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

No encontro também foi debatido como as comissões universitárias podem contribuir com o relatório da CNV, cuja estrutura foi apresentada aos representantes das comissões universitárias presentes.Também foram trocadas informações sobre acesso a acervos.

A primeira reunião entre as Comissões aconteceu em dezembro de 2013 (saiba mais aqui).

As comissões das universidades, entre outras atividades, têm trabalhado em diversas ações de memória e verdade, tais como:

  • Identificação das vítimas da repressão em cada instituição de ensino superior (IES) a que estão vinculadas;
  • Iniciativas para demarcar e preservar locais de memória nos campi;
  • Identificação de locais e estruturas de repressão nas universidades, como, por exemplo, as Assessorias Especiais de Segurança Institucional (Aesi ou ASI), que eram braços do Serviço Nacional de Informações;
  • Estudo de mecanismos de repressão no meio acadêmico, como o decreto-lei 477, que resultou na demissão de professores e expulsou alunos opositores do regime;
  • Ações de incentivo à pesquisa sobre o período da ditadura;
  • Reparação acadêmica, com medidas como a restituição de cargos de professor e a rematrícula de alunos expulsos.

Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”
Assessoria de Comunicação

www.facebook.com/ComissaoDaVerdade.SP

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.