AC – Em Rio Branco, povos indígenas ocupam o DSEI e pedem saída de chefe do Distrito Sanitário de Saúde Indígena

Foto de Ninawa Huni Kui
Foto de Ninawa Huni Kui

Por Ana Patrícia Chaves Ferreira*

A ocupação ocorreu na manhã de quinta-feira (20) e tem como objetivo a imediata saída do Coordenador do Distrito Sanitário de Saúde Indígena, o Sr. Raimundo Costa que há quatro anos coordena o DSEI. Um dos líderes  da manifestação  e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Sabá Manchineri,  afirmou que ao tentarem  dialogar com a gestão, todos fugiram do prédio.

“Os povos indígenas têm pago com suas próprias vidas, pois casos de mortes são corriqueiros em decorrência da má administração do DSEI, que diante de todos os descasos ocorridos não fazem nada”, relata um dos líderes da manifestação, Ninawa Huni Kui. 

As condições dos pólos de saúde nos municípios são precárias, e o atendimento  aos pacientes indígenas chega a ser revoltante. Falta de tudo: medicamentos, barcos, equipes que visitem as comunidades indígenas com freqüência, ou seja, o descaso chega a ser desumano. O pior de tudo é o índice alarmante de crianças que vem a óbito, em decorrência dessa má administração, que é apoiada e mantida pelo governo.

Povos como Apurina, Jaminawa, Huni Kui, Manchineri, Kaxarari, Madiha, Jamamadi e Ynawanawa estão presentes nessa manifestação e afirmam que só saírão depois que  o Sr. Raimundo Costa  não estiver mais ocupado o cargo de coordenador do DSEI.

*COMIN – Assessoria Acre Sul do Amazonas

DSC_5327
Foto de Ninawa Huni Kui

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.