Informativo da Aty Guasu: Comunidades Guarani e Kaiowá do tekoha Pyelito kue/Mbarakay reivindicam o funcionamento da escola indígena e contratação de professor indígena

Aty Justiça e PazJá faz um ano que as comunidades Guarani e Kaiowa do tekoha Pyelito kue/Mbarakay, baseado em direitos indígenas e humano, reivindicam o funcionamento da escola indígena e contratação de professor indígena para atender 50 crianças indígenas, mas o prefeito de Iguatemi-MS, não atendeu a demanda indígena até hoje. Diante disso, ontem 12/02/2014, as comunidades se manifestaram na estrada pública pedindo a escola indígena no acampamento Pyelito kue. Em resposta os fazendeiros da região mandaram atacar e lançar os tiros sobre os indígenas manifestantes em Pyelito kue.

Os indígenas continuam em manifestação pela escola e os fazendeiros estão se organizando para atacar e agredir os Guarani Kaiowa manifestantes, em vez de atender um direito básico dos indígenas, mandaram atacar os indígenas. Os funcionários públicos federais da FUNAI em Iguatemi sofrem ameaça de morte também. Frente ao fato pedimos a presença de autoridades federais no tekoha Pyelito Kue e na região de Iguatemi-MS.

Aty Guasu luta contra a injustiça.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.