ANADEP registra consternação pela morte de cinegrafista da Band e presta solidariedade a familiares e profissionais de imprensa

unnamedAscom ANADEP – DF – A Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) manifesta consternação e extremo pesar pelo falecimento do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, ocorrido nesta segunda-feira (10), no Rio de Janeiro. Os defensores públicos brasileiros prestam ainda total solidariedade à família do profissional de imprensa, e a todos os demais jornalistas e trabalhadores da comunicação no Brasil, especialmente repórteres que vivem a rotina diária e os riscos das coberturas externas, também diretamente atingidos pela tragédia.

Santiago foi alvejado por um rojão enquanto registrava imagens do protesto contra aumento da passagem de ônibus, na última quinta-feira (6), próximo à estação Central do Brasil, no centro do Rio.

A ANADEP espera das autoridades governamentais a urgente adoção de medidas capazes de garantir o trabalho de profissionais de imprensa, que cumprem a essencial missão de informar, constantemente transformados em alvo de agressões durante manifestações. Em 2013 foram mais de cem ataques registrados somente durante o chamado Movimento de Junho, promovidas por policiais militares e manifestantes. É crescente a hostilização da imprensa durante os protestos, por ambos os lados.  

Levando em conta o inerente compromisso dos defensores públicos com a transformação social e com a defesa e promoção dos direitos fundamentais, a ANADEP também se alia à população que clama por justiça social e firma compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A entidade destaca, no entanto, a importância de garantir, a todo e qualquer cidadão, o direito constitucional à livre e pacífica manifestação.

“O assassinato de um jornalista representa um imenso prejuízo à sociedade brasileira, porque representa a materialização de uma violação ao direito fundamental de acesso à informação, um atentado contra a liberdade de expressão e a democracia”, pontuou a presidente Patrícia Kettermann.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.