43ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima: enfrentando os desafios com união, trabalho e articulação de todos

Legenda: apresentação cultural na aldeia Maturuca(RR). Foto: Mayra Wapichana/CIR

Com o tema Enfrentando os desafios com união, trabalho e articulação de todos, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) está reunindo mais de mil participantes no primeiro evento do ano: a 43ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, no Centro Regional Lago Caracaranã, localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol/RR. Participam povos indígenas oriundos de doze regiões do Estado, Serras, Surumu, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, Taiano, Murupu, Serra da Lua, Wai-Wai, Ingaricó São Marcos e Yanomami.

A programação da Assembleia vem trazer para discussão assuntos sobre Meio Ambiente, Educação, Saúde, Sustentabilidade, Direitos Indígenas, Política Partidária e o planejamento anual das regiões.

Para o evento foram convidadas as organizações indígenas, instituições públicas e entidades sociais, locais. A nível nacional, o convite foi enviado à Presidência da República, Fundação Nacional do Índio (Funai), Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e a nível internacional, aos Consulados da Venezuela e Guiana.

A abertura oficial do evento foi ontem, 11, com a recepção dos participantes, em seguida a leitura da Assembleia Geral de 2013, aprovação do acordo de convivência, informes das regiões e do CIR. À tarde, houve a apresentação dos resultados do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) e informes da situação fundiária das Terras Indígenas de Roraima.

Hoje, 12, a programação segue com o assunto sobre a valorização e fortalecimento das práticas sustentáveis das comunidades indígenas e a tarde, a pauta aborda o assunto sobre análise jurídica e política da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso Raposa Serra do Sol e Petição 3388.

No terceiro dia (13), a programação será específica para a avaliação do atendimento e gestão da saúde e educação escolar indígena do Estado. No último (14), pela manhã as lideranças vão debater o tema política partidária e voto limpo. Encerrando a programação, a apresentação do planejamento das regiões, das atividades do Conselho Indígena de Roraima, leitura da Carta final da Assembleia e aprovação das propostas. Todas as noites haverá programação cultural.

O CIR está com a equipe mobilizada para articular e intensificar a organização da Assembleia na parte de logística, transporte, infraestrutura, comunicação, relatoria, recepção e outras necessidades do evento.

A Assembleia Geral que é o principal evento das lideranças indígenas, costuma reunir os tuxauas, professores, agentes de saúde, estudantes, mulheres, coordenadores regionais, agentes territoriais e ambientais, vaqueiros e outros atores indígenas que são importante no espaço de decisão coletiva, que há quarenta e dois anos é realizado pelos povos de Roraima. Um espaço, onde agrega também os parceiros e colaboradores da causa indígena.

Fonte: Assessoria de Comunicação/CIR