Relato sobre a invasão da força armada e ataque a Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro

Essa é as casca das balas que os policiais atiraram em nós índios
Essa é as casca das balas que os policiais atiraram em nós índios

Dia 28/02/2014 a policia federal e a força nacional vieram para a  Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse, nas áreas (Retomadas) Conjunto São Jose e Sempre Viva.

No mesmo dia a policia montou uma BASE POLICIAL dentro da área de retomada da Fazenda Sempre Viva. Os policiais atiram de fuzil e outras armas de alto calibre nos índios, eles vieram pra nos matar mesmo. Os policiais atiram muito, passam a noite inteira atirando e os índios correndo pelo mato, durante o dia eles ficam correndo atrás dos índios, os índios que estão na mata só estão com a roupa do corpo dentro do mato não deu tempo sequer de pegar alimentos para as crianças.

No dia 02/02/2014 os policiais atacaram os índios com bombas, todos correram e não deu tempo para a índia Rosilene Bispo dos Santos pegar seu filho Michel Santos Moura de dois anos de idade e a policia pegou a criança.

 A criança ficou no meio da fumaça da bomba que a policia atirou, enquanto a mãe ficava desesperada e correndo sem saber o que estava acontecendo quando ela olhou pra trás os policiais já pegavam a criança. Tivemos informações que a criança encontra-se no conselho tutelar de Ilhéus, porém o fato dos policiais levarem a criança já mostra que estão agindo com violência, pois, caso contrário, não precisariam retirar a criança da área, sem falar que retirar a criança da mãe já é uma prática abusiva mesmo nestas circunstâncias.

O delegado informou que amanhã 04/02/2014 ocorrerão mais reintegrações de posse na Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro, nas seguintes fazendas: Rio do Cipó e Lembrança, e os índios têm medo das atitudes dos policiais que tem se mostrado violentos o que não pode acontecer com um destacamento policial que é justamente destinado para preservar a integridade dos indígenas dentro do seu território e não para atacá-los com armas de verdade.

Estamos denunciando através dos meios de comunicação, sobretudo a INTERNET essa prática abusiva da parte da força armada contra nosso povo e exigindo providências urgentes para a suspensão das reintegrações de posse na TI Tupinambá e a agilidade no processo de conclusão da demarcação para que situações como estas não precisem ocorrer mais.

 Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro 03/02/2014

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.