Brejo dos Crioulos: Incra pede posse de fazendas na justiça para regularizar quilombolas em Minas Gerais

Foto: J. Marconi
Foto: J. Marconi

Incra – A Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Incra/MG ajuizou, na sexta-feira (31), quatro ações de desapropriação para regularização do território quilombola da comunidade Brejo dos Crioulos, localizado entre os municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte, no Norte de Minas Gerais.

As ações referem-se à cerca de três mil hectares das fazendas Boa Vista, Arapuá/ Gramado, Arapuá e parte da fazenda Morro Preto. Esta última foi palco de recentes conflitos pela terra envolvendo outras comunidades quilombolas reunidas na Associação Arapuim. O custo das indenizações pelas terras e benfeitorias dos três imóveis será de aproximadamente R$5,1 milhões.

A área total reivindicada pelos 500 membros da comunidade Brejo dos Crioulos é de 17,3 mil hectares. Em dezembro, o Incra/MG já havia tomado posse judicialmente, em ação semelhante os dois mil hectares das fazendas Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e Lagoa da Varanda.

A desapropriação dos imóveis constitui fase avançada do procedimento para regularização de comunidades quilombolas a cargo da autarquia desde o Decreto 4.887/2003. Ao fim desta etapa poderá ser feita a titulação coletiva da comunidade em caráter inalienável.

Todas as etapas podem ser consultadas neste link. Em Minas Gerais, há 185 processos abertos para regularização destas comunidades.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.