Padre João Batista Libanio é enterrado em Belo Horizonte

Padre Libanio era jesuíta e foi precursor da teologia da libertação
Padre Libanio era jesuíta e foi precursor da teologia da libertação

Por Fernanda Borges, em EM

Enterrado na tarde deste sábado, em Belo Horizonte, o corpo do padre João Batista Libanio, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande BH.

O sepultamento ocorreu às 17h no Cemitério Bosque da Esperança. Segundo informações da administração do cemitério, a cerimônia foi fechada. O corpo do padre foi velado nessa sexta-feira no auditório da Faje – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, no Bairro Planalto. Hoje pela manhã, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu missa. Em seguida, o corpo seguiu para velório na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.

Nascido na capital mineira, o jesuíta de 81 anos estava em Curitiba (PR) e sofreu um infarto na última quinta-feira, quando ministrava um curso.

O padre era reconhecido mundialmente por seu profundo conhecimento na área teológica e sua ação pastoral junto aos mais simples. Ele prestou importante e valioso serviço à Arquidiocese de Belo Horizonte e é autor de mais de 100 livros.

O religioso também era professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), no Bairro Planalto, na Região Norte da capital. Jesuíta, assim como o papa Francisco, Libânio foi um dos precursores da teologia da libertação que marcou uma opção preferencial, de um segmento da Igreja, pelos pobres. (Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.