MPF abre inquérito para investigar morte do ex-líder camponês Epaminondas Gomes de Oliveira na ditadura

epaminondas gomes de oliviera

Filiado ao Partido Comunista do Brasil, Epaminondas foi morto em 1971 quando estava sob custódia do exército

Ricardo Brito – Agência Estado

O Ministério Público Federal em Brasília abriu uma investigação para apurar quem são os responsáveis pelo desaparecimento e morte de Epaminondas Gomes de Oliveira. Ex-líder camponês filiado ao Partido Comunista do Brasil, Epaminondas foi morto no dia 20 de agosto de 1971, em Brasília, quando estava sob custódia do Exército.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) também apura as circunstâncias do desaparecimento do ex-líder camponês. Segundo a comissão, a declaração de óbito revelou que a morte de Epaminondas foi causada por anemia e desnutrição. Contudo, os familiares suspeitam que ele tenha morrido vítima de tortura.

No final de setembro, a Comissão realizou, em parceria com o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal, a exumação de restos mortais que seriam de Epaminondas no cemitério Campo da Esperança. Após a abertura da sepultura, que teve o aval de familiares do ex-líder camponês, o grupo encontrou uma prótese dentária de prata. O fato foi comemorado por familiares, uma vez que ele usaria esse tipo de dente postiço. Os restos mortais passam por exames de antropologia forense e de DNA a fim de confirmar a identificação.

O inquérito civil público foi aberto na segunda-feira, 27, pela procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira e tem prazo de um ano para ser concluído, podendo ser prorrogado sem limite até que as investigações sejam concluídas.

A operação Mesopotâmia, que prendeu Epaminondas, foi deflagrada pelo Exército no início de agosto de 1971, em plena ditadura militar. A operação investigou pessoas em ações consideradas “subversivas” nos Estados do Maranhão, Goiás (atualmente em Tocantins) e Pará. Neste estado, no município de Porto Franco, ocorreu a prisão do ex-líder camponês, então com 68 anos. Na ocasião, ele foi trazido para Brasília.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.