Urgente – Reunião Quilombo do Carmo, Fundação Palmares e MPF sobre a Duplicação da Ferrovia e a Compensação dos Impactos

Trem no Quilombo do Carmo

No dia 01 de fevereiro de 2014, sábado, faremos uma reunião com a Fundação Cultural Palmares para discutir os impactos que a linha do trem trazem para a comunidade, formas de resolvê-los e encaminhamentos que tragam benefícios a comunidade. Além de Alexandro Reis e Renato Rasera, da Fundação Palmares, estão convidados:associados e moradores do Quilombo do Carmo, Rebeca Campos Ferreira (Antropóloga, USP), Bruno M Morais (Advogado, USP), Thiago Fijos (Antropólogo, UNIFESP) e o Ministério Público Federal.

Essa já é uma grande vitória, pois desde janeiro de 2010, com o auxílio de nossa assessoria e com o apoio do Ministério Público Federal, temos lutado pela compensação e mitigação dos impactos causados pela passagem dos trens e duplicação da ferrovia. Não foi uma luta fácil, pois tínhamos contra nós, além do empreendedor da linha do trem, a América Latina Logística, políticos locais e funcionários de instituições que deveriam estar conosco, e não estavam. E agora, após dois anos de luta, conseguimos tal reunião, que vai colocar as coisas nos eixos e nos trazer os direitos que temos, que estavam sendo desrespeitados.

Por sermos uma comunidade QUILOMBOLA, temos direito a ser consultados por essa obra que nos impacta diretamente.

Temos DIREITO a compensação e mitigação dos impactos que essa obra nos causa.

O grande fluxo de trens trouxe rachaduras nas casas. O ruído é ensurdecedor. Não é seguro, os trens passam ao lado das casas. A obra assoreou nosso rio, e por isso agora ele enche e alaga as casas. E depois que a obra for terminada, vão passar 80 trens por dia aqui. Vai passar um trem a cada cinco minutos.

NÓS TEMOS DIREITOS DE SERMOS COMPENSADOS POR ESSES IMPACTOS TODOS. E POR ELES VAMOS LUTAR!

Por isso a presença de todos os moradores do Quilombo do Carmo e dos associados é fundamental nesse dia.

Precisamos mostrar aos órgãos públicos o que temos sofrido e precisamos juntos pensar formar de resolvê-los e dar os devidos encaminhamentos. 

Esse é um problema que atinge todos nós, essa é uma luta que é de todos nós! 

E unidos vamos conseguir mais essa vitória para a Comunidade Quilombola do Carmo!

Contamos com a presença de todos!

Dia 01 de fevereiro, no Quilombo do Carmo, horário a confirmar. 

Valdir José Leite, presidente da A.C.R.Q.N.S.C.

CARMO ORGULHO DE SER QUILOMBO

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rebeca Campos Ferreira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.