Quilombolas: Incra inicia elaboração de relatórios antropológicos em territórios de Óbidos (PA)

nossa_senhora_gracas-2_edit

Incra – Equipe do Incra no Oeste do Pará (PA) se dirige nesta segunda-feira para o Município de Óbidos (PA), onde serão realizadas reuniões nos territórios de Arapucu e Nossa Senhora das Graças, que pleiteiam a regularização como remanescentes de quilombos. É o início dos trabalhos do Incra nesses locais, onde estima-se que ao menos 145 famílias residam. Os encontros ocorrerão nos dias 28, em Arapucu, e 30 e 31, em Nossa Senhora das Graças.

O objetivo é reunir os comunitários, explicar os procedimentos que envolvem todo o processo de regularização de territórios quilombolas e estabelecer um cronograma para a elaboração dos relatórios antropológicos, cuja conclusão está na meta do Incra para este ano.

“O relatório antropológico é um estudo muito detalhado da comunidade. Nós iniciaremos os trabalhos agora, no final de janeiro, e, provavelmente, no final de novembro, retornaremos às comunidades para apresentar as informações colhidas e validar os relatórios antropológicos”, informa a antropóloga Raquel Amaral, chefe do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/Oeste do Pará.

Metas

Outros dois territórios estão no planejamento do Incra para o início da elaboração dos relatórios antropológicos em 2014: Muratubinha (Óbidos) e Patos do Utuqui (Santarém).

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.