Corregedoria vai investigar PMs que atiraram em manifestante

Jovens refugiados no Hotel Lindsor, na Rua Augusta, são detidos em São Paulo
Jovens refugiados no Hotel Lindsor, na Rua Augusta, são detidos em São Paulo

Folha de S.Paulo – A Secretaria da Segurança Pública informou que irá investigar os policiais envolvidos na ação que resultou em disparos que acertaram o peito e a virilha de um jovem que participava do protesto contra a Copa do Mundo, no sábado (25), em São Paulo.

Segundo a pasta, o caso está sendo analisado pela Corregedoria da Polícia Militar e também pela Polícia Civil.

Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves, 22, foi encontrado com três tiros –dois no peito e um na virilha–, na esquina da rua Sabará com a rua Piauí, rodeado por um grupo de pelo menos quatro policiais militares. Segundo a polícia, o rapaz foi atingido duas vezes.

O caso foi revelado na manhã deste domingo (26) pela Folha.

Segundo testemunhas ouvidas pela Folha, os PMs se justificaram dizendo que o rapaz era manifestante e portava coquetel molotov.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas, antes que chegasse, os policiais levaram o rapaz para hospital da Santa Casa em uma Kombi da PM, o que contraria a regra que recomenda que os policiais aguardem socorro especializado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o socorro foi feito porque os PMs consideraram que o jovem estava perdendo muito sangue e que o Samu talvez não chegasse a tempo de socorrer o rapaz.

“Eu estava em casa, ouvi os disparos e desci para ver o que tinha acontecido. Foi quando vi o jovem deitado agonizando no chão. Ele ficou ali por uns 30 minutos até que a PM levou ele para o hospital. Um minuto depois a ambulância chegou, mas ele já tinha ido embora”, disse o gerente comercial José Augusto Kaulino, 47 que testemunhou o caso.

O defensor público Erik Arnesem saía para jantar quando ouviu os disparos. Em seguida, Arnesem entrou em contato com o defensor Carlos Weis, coordenador de direitos humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que pretende cuidar do caso e exigir a investigação da ocorrência para punir os possíveis responsáveis.

Folha apurou que policiais levaram Chaves à Santa Casa por volta das 22h30 de sábado. Ele foi encaminhado para o centro cirúrgico e operado durante a madrugada.

O rapaz, segundo informações da Santa Casa, continua internado no centro médico. Ele está em coma induzidos e passou, na manhã deste domingo, por uma segunda cirurgia.

A Secretaria de Segurança Pública foi procurada pela reportagem e informou, por meio de nota, que Chaves era adepto a tática “black bloc”, resistiu à abordagem, fugiu e atacou um policial.

EFETIVO

De acordo com a polícia, 2.000 homens foram mobilizados para fazer a segurança de 1.500 manifestantes.

Participaram da operação a Tropa de Choque e a Força Tática da Polícia Militar. Dois helicópteros monitoravam a movimentação do grupo.

Policiais usaram câmeras portáteis de alta definição, semelhantes às que são usadas por motoqueiros em capacetes, para registrar os participantes do protesto.

A manifestação contra a realização da Copa do Mundo no Brasil foi convocada pelo Facebook e tinha cerca de 23 mil confirmados antes de começar.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.