Protesto em defesa do Velho Chico marca a procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Penedo

DSC_0564-660x330

Conexão Penedo – Um movimento denominado S.O.S São Francisco e organizado por ribeirinhos chamou a atenção da imprensa em geral, das autoridades presentes ao evento e das pessoas que se encontravam na rampa que dá acesso ao porto das balsas, embarcações responsáveis em levar a imagem do santo e os fieis para a procissão fluvial.

Munidos de cartazes e faixas e de uma consciência ambiental, os manifestantes se concentraram e fizeram ver a importância do rio da unidade nacional para a realização da festa, mas principalmente para a subsistência do povo que reside às margens do Velho Chico. Inclusive foi montada na festa um stand com jovens do movimento católico, principalmente da JUFRA – Juventude Francisca – a fim de despertar a atenção dos visitantes para a necessidade da preservação do rio São Francisco.

Tese de doutorado

A paulista Ana Carolina Borges, esteve presente ao evento para cerrar fileiras com os manifestantes. A paulista que reside em Araraquara é estudante do curso de doutorado de Ciências Sociais pela Unicamp em Campinas e realiza seu trabalho de campo percorrendo todo o rio São Francisco à procura de pessoas engajadas na preservação do Velho Chico.

A pesquisadora –segundo suas palavras – procura entender e ver de perto os conflitos que uma possível transposição provoca. Quando perguntada sobre seu posicionamento com relação ao projeto de transposição, a estudante foi enfática ao afirmar que não existe esse posicionamento, e sim a necessidade de um entendimento da situação e a probabilidade de encontrar meios alternativos que possam resolver todos os problemas; de um lado a revitalização do rio, e de outro, a subsistência das pessoas que necessitam do precioso líquido.

Integrante de peso

Quem – com muita simpatia e determinação – se juntou aos manifestantes foi o arcebispo auxiliar de Maceió, Dom Edvaldo Amaral que estava acompanhado do bispo de Penedo, Dom Valério Breda. o representante católico de Maceió num gesto que arrancou aplausos da multidão pediu com humildade às pessoas que seguravam uma grande faixa de protesto, que cedessem um local para que ele pudesse também mostrar seu repúdio com relação às mazelas que o homem provoca ao rio São Francisco.

Mais fotos aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.