Depoimentos em homenagem aos 30 anos do MST

mst bandeira solDa Página do MST

Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia (MT)

“Sabemos que devemos contar com a luz e com a força do Espírito, que renova todas as coisas.

Somos um movimento de rebelião e utopia. Lutamos com a enxada, plantamos sementes limpas, fazemos a Reforma Agrária popular possível no cada dia.

Alongaremos este processo no congresso maior convocado pelas instâncias de luta e de organização que sonham e plantam a mesma utopia. Por muitos 30 anos de caminhada até libertar a terra e tornando “com terra” todo o povo”.

***

Eduardo Galeano, de Montevidéu

“Toda a minha solidariedade a essa causa tão justa, talvez a mais justa de todas as causas, que nos devolve a fé perdida no trabalho, na terra e nos ajuda a lutar contra os parasitas que vivem ganhando fortunas à custa dos que querem viver honestamente.

Neste mundo ao contrário, que tem a cabeça nos pés, esses canalhas mandam. O MST nos confirma que essa maldição não é nosso destino.

Abraços e desejos de muitas sortes, que vocês merecem.”

***

Noam Chomsky, Linguista, Ativista político e Filósofo

“O 30º aniversário do MST é um momento tanto de celebração de conquistas importantes durante muitos anos, e da renovação do compromisso de devotar sérios esforços para atingir as metas que o movimento persegue com tanta coragem.

Durante esses anos difíceis e problemáticos, quando as pessoas do mundo foram subjugadas a uma ofensiva neoliberal pelas forças concentradas e coordenadas do poder estatal-privado, o MST tem sido um clarão de esperança para os que sabem que um mundo diferente e muito melhor é possível, um mondu no qual os amplos recursos disponíveis estejam sob controle direto do povo, não de aristocracias poderosas, e que sejam usados para as necessidades do povo, que não sejam explorados para o lucro de poucos.

As conquistas do MST para seus militantes tem sido impressionantes, mas o impacto maior do movimento como uma inspiração para outros que compartilham seus ideais dá um significado ainda maior para esses trinta anos de luta dedicada.

Parabéns, com expectativas de maior sucesso pela frente.”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.