Mapa de resgates reforça relação entre trabalho escravo e desmatamento na Amazônia

Mapa de resgates de escravos na Amazônia: clique aqui para visualizar
Mapa de resgates de escravos na Amazônia: clique aqui para visualizar

Visualização permite observar a alta incidência de flagrantes em áreas de desmatamento, e reforça a relação entre avanço da fronteira agrícola, degradação social e devastação do meio ambiente

Por Daniel Santini, Repórter Brasil

Todos os resgates de trabalho escravo realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego entre 2003 e 2013 foram organizados em um mapa no projeto Infoamazonia. A visualização permite observar a alta incidência de flagrantes nas áreas em que mais houve desmatamento na Amazônia e reforça a relação entre avanço da fronteira agrícola, degradação social e devastação do meio ambiente.

No mapa, passe o cursor sobre os círculos vermelhos para ver a quantidade de trabalhadores libertados por município no período – quanto maior o círculo, maior a incidência. Clique nos botões “frigoríficos” e “desmatamento” para visualizar onde estão frigoríficos na Amazônia e onde ocorreu o desmatamento.

O Infoamazonia é hoje a principal base de dados sobre Amazônia e agrega as notícias publicadas sobre a região. Além de organizar as informações sobre resgates, o projeto passou a divulgar também as reportagens sobre trabalho escravo na região, incluindo os textos publicados pela Repórter Brasil.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.