RR – PF prende três pessoas extraindo madeira em comunidade indígena

A área objeto da extração estava bastante devastada, com toras queimadas e já cortadas para o transporte (Fotos: Divulgação)
A área objeto da extração estava bastante devastada, com toras queimadas e já cortadas para o transporte (Fotos: Divulgação)

Os presos estavam extraindo, ilegalmente, madeira de dentro da Comunidade Indígena Canauanin, localizada no município

Por Redação BV News

A Polícia Federal em Roraima realizou operação policial e prendeu três pessoas na manhã desta sexta-feira, 17, no Cantá/RR. Os presos estavam extraindo, ilegalmente, madeira de dentro da Comunidade Indígena Canauanin, localizada no município.

Em decorrência de uma palestra realizada por diversos órgãos das três esferas de poder no final do ano de 2013, a comunidade indígena vem estreitando contatos com a Polícia Federal, a fim de alertá-la sobre possíveis ilícitos que possam estar ocorrendo no seu interior, como a própria extração de madeira, tráfico e consumo de drogas, dentre outros. Todos os crimes noticiados vem sendo investigados pela Polícia Federal em Roraima.

As equipes da Polícia Federal se deslocaram ao local da suspeita do crime no início da manhã. Ao chegar ao local, foram identificados os autores do crime ambiental, bem como apreendidos uma motosserra e o caminhão que seria utilizado para transportar a madeira.

A área objeto da extração estava bastante devastada, com toras queimadas e já cortadas para o transporte. Dessa forma, os criminosos foram presos e indiciados pela prática de extração ilegal de madeira e utilização de motosserra sem registro no IBAMA, conforme arts. 50-A e 51 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). O tuxaua e a vice-tuxaua da comunidade, assim como o operador da motosserra, foram convidados a prestarem depoimento na qualidade de testemunhas.

As investigações continuam para apurar participação de terceiros e o destino da madeira extraída ilegalmente. Outras comunidades indígenas interessadas em noticiar crimes ambientais ou outros delitos federais cometidos em áreas indígenas podem contatar a Polícia Federal através do telefone do plantão policial: 95-36211500.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.