Em RR, indígenas ocupam Secretaria do Índio e pedem saída de gestor

Foto: Emily Costa/G1
Foto: Emily Costa/G1

Cerca de 60 índios de quatro etnias pedem saída de secretário estadual. Eles alegam que ficarão no prédio até que o secretário seja exonerado.

Do G1 RR

Cerca de 60 indígenas das etnias Wapichana, Macuxi, Yanomami e Ingarikó ocuparam o prédio da Secretaria de Estado do Índio, localizado no Centro de Produção e Comercialização do artesanato indígena ‘Ko’Go Damiama’ na manhã desta sexta-feira (17). Eles pedem a saída do atual gestor do órgão, Francisco do Nascimento.

A invasão [SIC] do local ocorreu no começo do dia e foi pacífica. Os indígenas retiraram os funcionários das salas e ocuparam a cozinha e o pátio do prédio. Eles alegam que ficarão instalados no Centro até que secretário seja exonerado e o novo, indicado pelos próprios indígenas, seja empossado.

Outra exigência dos invasores [SIC] é que 48 funcionários, aproximadamente 50% dos membros da secretaria, sejam membros de comunidades e entidades voltadas à defesa e proteção dos indígenas.

“A secretaria receberá mais de R$ 6 milhões durante o ano. A nossa agricultura está falida e as nossas estradas estão abandonados. O governador do estado deixou a desejar e abandonou o nosso povo. Trouxemos comidas e redes. Ficaremos aqui até que nossas reivindicações sejam atendidas” disse Rondinele Moraes, secretário geral da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur).

Outro lado
Nascimento, empossado em outubro como gestor da secretaria, conta que foi surpreendido pela manifestação e que o movimento que pede a exoneração dele é pequeno e composto por apenas dois representantes de comunidades indígenas. Ele afirma que nunca recebeu nenhuma notificação oficial sobre insatisfações quanto à gestão dele.

“Não há representatividade no movimento que pede a minha saída. O cargo que ocupo é uma função de confiança do governador. Tenho apoio de diversas comunidades e nunca recebi nenhuma reclamação oficial sobre a minha atuação”, explicou.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.