Cariocas marcam ‘rolezinho’ no Leblon em apoio a jovens de São Paulo

Folha de S.Paulo – Um grupo que defende a extinção da Polícia Militar marcou, por meio do Facebook, um “rolezinho” no shopping Leblon, na zona sul do Rio, no próximo domingo (19).

O evento, dizem os organizadores, será em solidariedade aos participantes de eventos semelhantes em São Paulo, que vêm sendo proibidos pela Justiça e reprimidos com violência pela PM.

“Em apoio à galera de São Paulo, contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros, em especial contra a brutal e covarde ação diária da polícia militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias”, escreveram os criadores do evento, que até o início da tarde desta segunda (13) já tinha quase 4.000 confirmações de presença e quase 45 mil convidados.

No início da noite de sábado (11), a Polícia Militar de São Paulo usou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, além de balas de borracha, contra um grupo de jovens que participava de um “rolezinho” em frente ao shopping Itaquera, na zona leste da capital paulista.

Ao menos seis shoppings de São Paulo conseguiram uma liminar na Justiça para impedir os encontros de jovens.

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, o centro comercial não planeja recorrer à Justiça para barrar o encontro, mas “está tomando as medidas cabíveis para garantir a segurança aos seus lojistas.”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.