SP – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania apóia Leonardo Sakamoto para Relator Especial da ONU para Formas Contemporâneas de Escravidão

sakamotoA Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania apóia a candidatura de Leonardo Sakamoto para o posto de Relator Especial das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão. Ele concorre à vaga aberta com a saída da advogada armênia Gulnara Shahinian, que ocupa o cargo desde 2008.

Sakamoto é jornalista, doutor em Ciência Política e coordenador da ONG Repórter Brasil, que desde 2001 desempenha relevante papel no combate ao trabalho escravo, promovendo ações de prevenção, análise e reflexão sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil.

O trabalho escravo é tema que desperta grande interesse internacional, e que persiste em muitos países, como no Brasil. A Declaração Universal de Direitos Humanos (1945) prevê em seu artigo 4º que: “Ninguém pode ser mantido em escravidão ou em servidão; a escravatura e o comércio de escravos, sob qualquer forma, são proibidos.”

A cidade de São Paulo é o primeiro município a instituir uma comissão de erradicação do trabalho escravo. Sua primeira reunião deverá ocorrer na semana nacional de combate ao trabalho escravo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.