Funai e Ibama identificam posses ilegais em reserva indígena Awá-Guajá

Imagem: G1 MA
Imagem: G1 MA

Fazendas, vilarejos e posseiros serão retirados da área por ordem judicial. Operação para retirada dos posseiros já dura uma semana.

Do G1 MA

Os representantes da Funai e do Ibama já estão identificando as área da Amazônia Maranhense de onde serão retirados os posseiros que ocupam as terras da reserva indígena Awa-Guajá, próximo à cidade de São João do Caru, no Maranhão. A operação para devolver  as terras de uma das últimas tribos nômades do país já dura uma semana.

Os agentes passaram o último fim de semana sobrevoando a terra indígena, identificando fazendas, vilarejos e posseiros que, por ordem da Justiça Federal, devem ser retirados da reserva, no sudoeste do estado. A ação é coordenda pela Secretaria Especial da Presidência da República.

Nesta semana, o governo federal deve enviar oficiais de Justiça para notificar os posseiros ilegais. De acordo com o Incra, lotes vazios da reforma agrária serão usados para assentar as famílias que serão retiradas das terras indígenas (veja reportagem no vídeo).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.