Regeama denuncia possível invasão de T.I. Krikati por forças de segurança, e Copiama divulga pedido de reunião urgente com autoridades

Posto de Saúde da DSEI
Exterior de Polo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Maranhão

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Segundo a Rede de Gestão Ambiental do Maranhão, há informações de que o Exército ou a Força Nacional teriam invadido a Terra Indígena Krikati, no final desta tarde. Em nota, a REGEAMA diz esperar não haja qualquer tipo de violência, uma vez que nas suas ações dos últimos dias os indígenas estão cobrando simplesmente políticas públicas. E afirma que “O diálogo tem que ser estabelecido e as POLÍTICAS TÊM QUE SER IMPLEMENTADAS! Chega de tanta corrupção na saúde e educação no Maranhão!”.

A Rede anexa à Nota cópia de solicitação (abaixo) que a Coordenação e Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão (Copiama) encaminhou hoje a diversas autoridades federais e estaduais, de uma reunião urgente  para discutir carta de 6 de janeiro, protocolada pela Funai no dia 7, na qual fazem diversas exigências ao governo federal.

Após muitas denúncias e tentativas de diálogos, inclusive através de Ação Civil Pública de 2011, os Krikati, Guajajara e Krenyê decidiram partir para a ação e, no domingo, 5 de janeiros, bloquearam trecho da rodovia MA-280, entre as cidades de Montes Altos e Sítio Novo, no sudoeste do Maranhão, a 65 km de Imperatriz. Na segunda-feira, dia 6, derrubaram duas torres de alta tensão que cortam a Terra Indígena sem que a Eletrobrás tenha cumprido qualquer acordo compensatório.

Na carta de 6 de janeiro, a Copiama reivindica, entre outras coisas, a regularização fundiária e desintrusão da Terra Indígena Krikati; a compensação da Eletronorte pelas torres de alta tensão instaladas na área; e a troca da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Maranhão. Para a reunião de amanhã, entretanto, as questões priorizadas são referentes a saúde e educação.

Abaixo, cópia da solicitação de reunião urgente e fotos que, como a que abre este texto, demonstram claramente porque a Copiama prioriza essas duas questões.

carta copaima 1201

Interior do Polo do DSEI
Interior do Polo do DSEI
Exterior da Escola Canela
Exterior da Escola Canela
Cozinha da escola Canela
Cozinha da escola Canela

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Auridenes Matos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.