Nota do MNDH AM: Comitiva de Direitos Humanos e parlamentares irão ao sul do Amazonas dia 17

MNDH AMA região de Humaitá, no sul do Amazonas, tem sido palco de conflitos envolvendo indígenas desde o fim de 2013.

A região onde a reserva está localizada é palco de conflitos, que começaram no dia 25 de dezembro, após o desaparecimento de três pessoas. A terra indígena é cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230). Desde então, a área localizada no sul do Amazonas vive dias de instabilidade por conta de protestos violentos que já resultaram na depredação de prédios e bens públicos de órgãos e autarquias federais relacionados a políticas públicas voltadas aos povos indígenas, além de ameaças a um grupo de indígenas que estava na cidade para tratamento de saúde do qual esses pacientes ficaram dias abrigado em quartel do Exército. Estaremos indo pra Humaitá nesta sexta-feira dia 17 de Janeiro, onde a região esta sendo palco de vários desencontros de informações a respeitos dos caos que se instalou.

O que já se sabe e que nesta região existem muitos Garimpos e Madeireiras ilegais; não é só indígenas que vivem na área. O motivo da ida da COMITIVA não é apontar acusado e sim contribuir para que os fatos sejam esclarecidos e articular a promoção e efetivação de POLITICAS PÚBLICAS na Região Sul do Amazonas e nas Áreas Indígenas. 

A COMITIVA coloca-se à disposição, através de seus Membros, para o diálogo, a fim de que os problemas percebidos pelo conjunto da população local (indígenas e não Indígenas) sejam normalizados em caráter de urgência.

Logística de visita será: Humaitá – sexta pela manhã; à tarde área do conflito com os indígenas; à noite estaremos em Santo Antônio do Matupi e no sábado iremos para Apuí.

Desaparecidos

O desaparecimento ocorreu em uma região do km 85 da BR-230, Rodovia Transamazônica, em trecho situado entre os municípios amazonenses de Humaitá e Manicoré. Segundo testemunhas, o grupo teria sido visto pela última vez na aldeia [sic]* de índios da etnia Tenharim. Um dos desaparecidos, Aldeney Ribeiro Salvador, é funcionário da Eletrobras Amazonas Energia. Ele atua na Agência do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. Outro desaparecido, segundo a Polícia Federal, é um vendedor de Humaitá. Todos são moradores de Santo Antônio do Matupi, no interior do Amazonas  [sic]**.

MEMBROS DA COMITIVA

Deputado Estadual Luiz Castro de Andrade Neto –PPS – AM
Deputado Estadual Tony Medeiros – PSL – AM
Geólogo João Frederico Cruz – Departamento Nacional de Produção Mineral
Conselheiro Nacional de Direitos Humanos Renato de Almeida Souto – MNDH-AM/RR

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Renato Souto.

[sic]* – Corrigindo: eles foram vistos na Transamazônica.

 [sic]** – São moradores das três diferentes cidades: Humaitá, Apuí e Matupi.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.