PF não respeita a Constituição: Tenharim invocam direito constitucional de falar só na presença de seu advogado, mas interrogatório começou

Foto: Claudia Andujar: Índio e a bandeira na Constituinte
Foto: Claudia Andujar: Índio e a bandeira na Constituinte

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Até onde sabemos, a Constituição está sendo rasgada mais uma vez no sul do Amazonas. Embora estejam invocando o direito constitucional a não serem interrogados sem a presença de seu advogado, neste exato momento os Tenharim não estão sendo respeitados pelo delegado Alexandre Alves, da Polícia Federal.

Na entrevista* que publicamos no início da semana com Ricardo Albuquerque, advogado dos Tenharim e dos Jiahui, uma das questões discutidas foi exatamente o direito constitucional que os povos indígenas, como qualquer brasileiro ou brasileira, têm ao silêncio e à presença de um advogado. E Ricardo explicitou ainda mais a questão:

Minha orientação foi muito clara: não falar com a Polícia sem minha presença. Pedi aos Caciques de todas as aldeias (Jiahui e Tenharim) para que repassassem a todos minha instrução para que ninguém dê depoimento ou responda a perguntas, ou seja, para que eles educadamente declinassem de prestar depoimentos e invocassem seus direitos.

Quero que fique claro que não se tem a intenção de frustrar as investigações, mas apenas garantir que os direitos dos indígenas estão sendo cumpridos. Afinal, estamos lidando com uma investigação criminal em andamento.

O pedido foi feito justamente aos Caciques, pois sei que eles estão em uma posição de fiscalizar em cada aldeia o cumprimento destes direitos, e, para os povos Kawahiva em questão, os Caciques – além de líderes -, são uma instituição a ser respeitada por todos.

Faltou lembrar esse detalhe constitucional ao delegado, pelo visto. Nessa situação cada vez mais desrespeitosa e tensa, os direitos humanos e as leis estão sendo a cada dia mais pisoteados!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.