Desmatamento volta a crescer na Amazônia em 28%; quase 6 mil km² de florestas desapareceram em 2013

distribuiçãodesmatamentonaamazonia2013

O desmatamento volta a crescer na Amazônia de 2012 a 2013.  A projeção do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) é de 28%. Foram desmatados quase 6 Mil km² em 2013.

Por Vânia Regina de Carvalho, em Portal de Agroecologia da Amazônia

O Pará foi o campeão do desmatamento na Amazônia (41%), seguido do Mato Grosso (20%), Rondônia (16%) e Maranhão (6%).

Os dados permitem observar o desmatamento por município.  No Pará, a expansão do desmatamento se concentrou nos municípios do oeste paraense. Altamira, São Félix do Xingu, Novo Repartimento, Itaituba, Placas, Novo Progresso e Anapú vêm sofrendo as maiores taxas de desmatamento.

desmatamentookok

Saiba mais sobre o Projeto PRODES, de MONITORAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA BRASILEIRA POR SATÉLITE. 

Desde 1988, o INPE vem produzindo as Taxas Anuais do desflorestamento da Amazônia Legal. A partir do ano de 2002, estas estimativas estão sendo produzidas por classificação digital de imagens seguindo a“Metodologia Prodes”. A principal vantagem deste procedimento está na precisão do geo-referenciamento dos polígonos de desflorestamento, de forma a produzir um banco de dados geográfico multitemporal. A partir dos incrementos de desflorestamento identificados em cada imagem, as taxas anualizadas são estimadas para a data de 1/agosto do ano de referência. Acesse toda série histórica aqui. O projeto PRODES conta com a colaboração do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA, e é financiado pelo MCTI, através da Ação “Monitoramento Ambiental da Amazônia”. Veja ainda a Apresentação Geral em Slides do PRODES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.