AYRCA apoia Hutukara e afirma que consideram chefe da DSEI Yanomami “demitida há muito tempo”

AYRCA

Maturacá, 02/01/2014

Da: AYRCA

Para: Secretaria Especial de Saúde Indígena – DF
ILMO. SR. ANTONIO ALVES DE SOUZA

Assunto: ratificação para afastamento da senhora Joana Claudete, chefe da DSEI/Yanomami e Yekuana/Boa Vista/Roraima e apoio a ação da Hutukara

 C/C: Ministério Publico Federal – Boa Vista RR, Ministério Publico Federal – AM, Fundação Nacional do Índio- FUNAI/ Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana- FPEYY – Boa Vista RR /DF.

Aos 02 de janeiro de 2014 as 9horas da manhã reunimos ao Ginásio Poli esportivo Padre Antônio Góis da Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição, lideranças, professores, diretoria da AYRCA (Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes) e o povo com objetivos de reafirmar documento anterior encaminhada no final de ano de 2013 para a SESAI, na qual solicitamos exoneração da senhora Joana Claudete do seu cargo na gestão do Distrito Yanomami e Yé kuana, e juntamente com os coordenadores de programas existentes dentre ao Distrito Yanomami.  Por meio desta reunião povo decidem reafirmar posicionamento coletiva da seguinte forma:

Que reafirmamos para os senhores, Ministro da saúde e secretário da SESAI, que a Senhora Joana Claudete, por nós Yanomami está demitida há muito tempo. Senhores tomaram conhecimento da situação há muito tempo também, por conta disso, manifestamos a nossa preocupação, senão for tomada providência de amenizá-la problema de saúde yanomami, acatando nome de nosso indicado, quanto antes, as consequências de muita demora poderá levar em risco de morrer mais Yanomami, isto podem se agravar mais problemas, mais ação de conflito, podem causar. Nós Yanomami da região de Cauaburis/Amazonas queremos resposta mais breve possível, da nomeação do referido nosso indicado.

Diante de tudo isso nós yanomami do Amazonas da comunidade de Maturacá, lideranças, caciques, professores, pais e comunidades do Afluente Rio Cauaburis apoiaram a proposta do líder Yanomami o senhor Davi Kopenawa presidente da Hutukara que tens encaminhado a carta para o Ministro da Saúde, e Senadora em relação o afastamento da senhora Joana Claudete.

Pedimos a vossa excelência senhor ministro que seja acatada a nossa decisão e respeito da proposta dos lideres senhor Davi Kopenawa e demais Caciques yanomami do Amazonas que tens uma representatividade da nação indígenas yanomami a nível mundial.

Vale apenas relatarmos de que orçamento atual é maior que orçamento das ONGs, sendo, IBDS, SECOYA, DIOCESE e URIHI. Deste que a própria DSEI-YY, assumiu a gestão nunca teve mais ações de saúde nas comunidades como deve ser, a partir aquele momento começou reclamação, até ao presente momento reclamação de tornou mais forte.   Ao ver o valor de orçamento muito grande, questionamento há muito tempo, “por onde está sendo investidos recursos que nunca melhorou a saúde até agora”.

Os nossos relatos explicam a nossas indignidades na gestão da mesma, que depois de falecidos, yanomami, o Distrito nunca tem fornecido informações sobre a causa da morte. Povo Somente recebem informações através de pessoa que não trabalham diretamente na saúde, precisa o distrito se adequar mais, no sentido de fornecer informação relativa óbitos yanomami, deste que seja descrito por medico, não aceitamos informação fornecida por operador de radiofonia, muito menos pela copeira.

Durantes a reunião lideres junto ao povo relembra comunicado feito por ela quanto veio a Maturacá, datado 17/11/013, com objetivos de tentativa de convencer povo de Maturacá, pois lideres fizeram ao contrario recusaram de não participar reunião convocada por ela, tuxaua Miguel tem tido para ele, que a decisão já estava tomada, a decisão não foi de brincadeira, pediu que a Claudete respeitasse documento das comunidades. Por conta disso, sem muita opção foi abandonada a mesma, isto explicam claramente que a comunidades não aceitam mais a permanecia dela. Nada menos, aguardamos resposta das vossas excelências da valiosa decisão.

Assinatura das lideranças

assinaturas

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Elaíze Farias.

Leia mais:

Apoio ao povo Yanomami pelo atendimento de saúde sério e com respeito

RR – Yanomami continuam na Sesai, ocupada dia 30, e saída de coordenadora já é certa

Denúncia de supostas ligações entre políticos locais e gestores do Distrito Sanitário Yanomami para garantir contrato com empresa terceirizada responsável pela contratação dos funcionários

Yanomami avaliam em conferência que atendimento à saúde continua insatisfatório

“Índios yanomami denunciam interferência política em favor de missão evangélica na gestão de saúde e reclamam de atendimento”

Blog Especial: Com o apoio da Procuradoria da República, Ka’apor denunciam de desrespeito total às suas saúdes até roubo e corrupção, no MA

CIR divulga Nota de Apoio a Paulo Daniel, representante do Cimi no CISI, e conclama indígenas a denunciarem as irregularidades da Sesai

Saúde divulga resultado final das entidades selecionadas para execução de ações em saúde indígena

Indígenas organizam protesto contra fraude em licitação

Denúncia de supostas ligações entre políticos locais e gestores do Distrito Sanitário Yanomami para garantir contrato com empresa terceirizada responsável pela contratação dos funcionários.

“Sesai realiza seleção para convênios sem consulta aos indígenas e sob suspeitas de favorecimentos”. Envelopes serão abertos amanhã, 6/11

Sesai abre os envelopes para os novos convênios da Saúde Indígena, e o resultado é “surpreendente”: das quatro concorrentes, uma é desclassificada e as três restantes são as atuais operadoras

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.