RR – Yanomami continuam na Sesai, ocupada dia 30, e saída de coordenadora já é certa

Apesar de ocuparem pacificamente o prédio da Sesai, os índios não dispensam as armas. Foto: Érico Veríssimo/G1RR
Apesar de ocuparem pacificamente o prédio da Sesai, os índios não dispensam as armas. Foto: Érico Veríssimo/G1RR

Por  G1 | Para: CBN Foz

Cerca de 20 índios ocupam desde segunda-feira (30) a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Boa Vista. Eles aguardam a confirmação da exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Claudete Schuertz. Três dias antes, em 27 de dezembro, indígenas supostamente favoráveis à permanência dela ocuparam o prédio.

De acordo com Anselmo Yanomami, um dos líderes do movimento, a situação já está quase definida e tudo indica que João Catalano, presidente da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye’kuana (FPEYY), deverá assumir a vaga deixada por Claudete. O líder indígena David Kopenawa é um dos interlocutores junto ao Ministério da Saúde.

Enquanto Claudete está afastada, uma servidora da Sesai ocupa interinamente a coordenação. Ela, que preferiu não ser identificada, garante que a ocupação está ocorrendo pacificamente e deu como certa a saída da atual coordenadora.

Anselmo afirma que todas as reivindicações já foram levadas ao gabinete do Ministério da Saúde. É aguardado para essa sexta-feira (3) um posicionamento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre a possível exoneração de Claudete Schuertz.

“Não aceitamos mais a continuidade da Claudete à frente do Dsei, pois nos sentimos prejudicados. A saúde indígena Yanomami está abandonada, o diálogo com ela é difícil, portanto, não há mais condições de mantê-la no cargo”, destacou Anselmo.

Na tarde desta quinta-feira (2), lideranças indígenas estiveram reunidas com funcionários da Sesai para discutirem sobre o funcionamento de serviços essenciais do órgão. Eles garantem que atenção básica, setor de farmácia e serviço de rádio estão funcionando normalmente.

“Toda essa questão de logística está normal. Alguns servidores estão trabalhando normalmente, garantindo os serviços básicos e as prioridades”, disse um deles. A reunião teve a participação de funcionários dos Recursos Humanos da Sesai.

Conflito
Anselmo Yanomami ressaltou que não há conflito entre os indígenas que apoiram a permanência de Claudete Schuertz e os que pedem a saída dela. Ele afirma que os índios que protestaram no dia 27 de dezembro foram aliciados pela coordenadora da Sesai.

“Aqueles índios que estavam pedindo que ela continuasse à frente do Dsei não sabiam muito bem o que estavam fazendo lá. O povo não entendeu bem o que estava acontecendo, por isso demonstrou apoio”, disse, ressaltando que está descartada a possibilidade de haver conflito interno caso Catalano assuma o Distrito.

Anselmo ressaltou que o convite a Catalano para ser coordenador do Distrito foi feito há mais de dois meses e ele teria aceitado recentemente. “Ele aceitou o desafio”, afirmou. A reportagem do G1 tentou contato com João Catalano, mas o celular dele estava desligado.

Ministério da Saúde
Por telefone, a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde confirmou que recebeu um documento solicitando a exoneração da coordenadora Joana Claudete Schuertz e que nesta sexta-feira (3) deverá enviar representantes ao Dsei-Y para verificar a situação no local.

Leia mais em:

Denúncia de supostas ligações entre políticos locais e gestores do Distrito Sanitário Yanomami para garantir contrato com empresa terceirizada responsável pela contratação dos funcionários

Yanomami avaliam em conferência que atendimento à saúde continua insatisfatório

“Índios yanomami denunciam interferência política em favor de missão evangélica na gestão de saúde e reclamam de atendimento”

Blog Especial: Com o apoio da Procuradoria da República, Ka’apor denunciam de desrespeito total às suas saúdes até roubo e corrupção, no MA

CIR divulga Nota de Apoio a Paulo Daniel, representante do Cimi no CISI, e conclama indígenas a denunciarem as irregularidades da Sesai

Saúde divulga resultado final das entidades selecionadas para execução de ações em saúde indígena

Indígenas organizam protesto contra fraude em licitação

Denúncia de supostas ligações entre políticos locais e gestores do Distrito Sanitário Yanomami para garantir contrato com empresa terceirizada responsável pela contratação dos funcionários.

“Sesai realiza seleção para convênios sem consulta aos indígenas e sob suspeitas de favorecimentos”. Envelopes serão abertos amanhã, 6/11

Sesai abre os envelopes para os novos convênios da Saúde Indígena, e o resultado é “surpreendente”: das quatro concorrentes, uma é desclassificada e as três restantes são as atuais operadoras

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.