Tenharim e demais indígenas foram removidos para suas aldeias às 5:30h da manhã. União respeitou prazo da Justiça Federal

Funai diz que o cacique Ivan Tenharim foi assassinado. Foto: Divulgação Funai
Cacique Ivan Tenharim. Foto: Divulgação Funai

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Uma notícia positiva em meio à tensão dos últimos dias: os cerca de 120 indígenas que ainda estavam no 54º Batalhão de Infantaria na Selva (BIS) já foram para suas aldeias. A remoção aconteceu às 5:30 horas de hoje, e a Polícia Federal, Exército e Polícia Rodoviária Federal fizeram a escolta de proteção aos ônibus usados para o transporte do grupo, na maioria absoluta do povo Tenharim.

A informação foi passada por telefone por Ivanildo Tenharim, Secretário Indígena da Prefeitura de Humaitá, para o advogado Ricardo Albuquerque, que conseguiu no sábado decisão favorável da juíza Marília Gurgel R. de Paiva e Sales, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, à Ação Cautelar Inominada proposta pelo POVO INDÍGENA TENHARIM por seu intermédio.

A  íntegra da decisão pode ser lida em União tem 24 horas para garantir vida, integridade física e bens do povo Tenharim, através de seus órgãos de segurança pública.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.