Encontro de Quilombolas fortalece luta pela terra em Minas Gerais

cartilha quilombolas MGPor Alexandre Gonçalves, da APSFV

Nos dias 11 a 13 de dezembro, 60 representantes de comunidades quilombolas da região do Norte de Minas e do Jequitinhonha estiveram reunidos na Casa de Nazaré, em Montes Claros (MG), para refletir sobre questões relacionadas aos Territórios Étnicos Quilombolas. O encontro foi animado pela Comissão Pastoral da Terra, Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e pela comunidade de Brejo dos Crioulos.

Participaram várias comunidades quilombolas, entidades da Articulação São Francisco Vivo e Instituto Marista. Os quilombolas apontaram a necessidade de ampliar os processos de formação nas comunidades e fortalecimento da luta para que o governo saia da morosidade e faça a regularização dos Territórios. Os representantes ficaram indignados com a situação dos quatro quilombolas presos em São João da Ponte, que deveriam estar soltos para responder por processos judiciais.

Durante o encontro, cada grupo teve a oportunidade de apresentar a realidade local, avaliar os avanços alcançados por algumas comunidades e apontaram a necessidade de dar continuidade a este processo de articulação.

Na oportunidade, a Rede Social Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), publicou a cartilha: Quilombolas: Apropriação dos Direitos, que pode ser baixada clicando na imagem ao lado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.