Sob ameaça de despejo, famílias da Comuna Urbana protestam em Itapevi

foto 1_itapevi

Por Jade Percassi
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (11), as 100 famílias acampadas na Comuna Urbana Padre João Carlos Pacchin realizaram um protesto na prefeitura de Itapevi (SP).

A área Bela Vista Alta, ocupada pelo MST desde agosto de 2013, irá novamente a julgamento esta semana, correndo o risco de ter decretada a reintegração de posse, anteriormente suspensa pelo desembargador Rômolo Russo, do Tribunal de Justiça.

Diante da situação, os acampados e militantes do MST da Grande São Paulo decidiram fazer a denúncia da omissão do poder público sobre a situação das famílias e da população da cidade, cobrando a responsabilidade política da prefeitura sobre a vida dos acampados e munícipes de Itapevi.

Em ocasiões anteriores, o prefeito Jaci Tadeu da Silva (PV) se comprometeu em realizar o cadastro das famílias acampadas, mediar as negociações com o proprietário e contribuir para o encaminhamento da solução da questão da moradia digna, mas nada foi feito.

Para Luciano Carvalho, da direção regional do MST, essa postura negligente por parte da prefeitura abre margem para um retrocesso na justiça.

“É preciso cobrar a responsabilidade política, pois essas famílias vem sendo empurradas de um lado para o outro, sem que se aponte para uma solução concreta. Nós temos um projeto de habitação e de vida para a área, e seguiremos nas ruas exigindo uma resposta”, afirmou.

foto 2_itapevi

Fotos: Xandi Gonçalves

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.