Adeus a Maria Adelina de Sousa Chagas, quebradeira de coco babaçu e guerreira. Uma mulher de fibra!

Maria Adelina

É com muito pesar que informamos aos amigos e amigas o falecimento de Maria Adelina de Sousa Chagas (56). Nossa querida Dada era quebradeira de coco babaçu, trabalhadora rural,  uma grande liderança do município de Lima Campos (MA). Ela faleceu na noite desta terça-feira, 10 de dezembro – coincidentemente, no dia em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos – quando não mais resistiu às complicações do tratamento de um câncer no fígado, na UTI do Hospital Geral, em São Luís. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 16h, na comunidade de São José dos Mouras, onde residia com sua família.

Quem teve a oportunidade de conhecer esta mulher jamais esquecerá a sua força, a sua garra e o seu otimismo, a energia contagiante que dava vida aos movimentos dos grupos sociais na região dos babaçuais. Na década de 1980 lutou com muita coragem, junto a seus companheiros, pelo direito à posse da terra em Lima Campos. Saíram vitoriosos. Nos anos seguintes participou de diferentes processos de invenção e de consolidação de formas organizativas econômicas e políticas.

Dada foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu MIQCB e da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão – ASSEMA. Antes de detectar a doença, participava ativamente das atividades políticas em seu município e na construção de formas organizativas econômicas de quebradeiras e trabalhadores rurais na região do Médio Mearim. Foi coordenadora da ASSEMA no período de 1996 a 1998 e do MIQCB, por dois mandatos, no período de 2001 a 2009.

Dada era incansável na luta pelo livre acesso aos babaçuais, no combate à devastação e à derrubada das palmeiras, na denúncia contra a violência à mulher quebradeira de coco e na defesa dos direitos humanos e sociais para as famílias que vivem no/do campo. Com a partida de Dada, o movimento social no Maranhão sente a falta de uma grande liderança, cuja força e alegria continuarão nos fortalecendo. Assim como os outros companheiros que já partiram, Dada permanecerá sempre viva em nossa memória e em nossa História!

MIQCB e parceiros das Organizações de Quebradeiras de Coco Babaçu.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.