Nobel Alternativo da Paz, Chico Whitaker alerta senadores, gestores e “simpatizantes” do Programa Nuclear Brasileiro

Por Zoraide Vilasboas

Nosso Prêmio Nobel Alternativo da Paz, Chico Whitaker, deu a lição necessária e urgente aos senadores, gestores e lobistas reunidos em Audiência Pública (27/11/2012) no Congresso Nacional. Infelizmente, além de dispersivo, como destacaram vários participantes do debate, o foco, mais uma vez, restringiu a discussão aos prejuízos causados pela usina nuclear, ignorando a devastação do ciclo de produção da energia atômica como um todo, que começa na Bahia, onde a mineração de urânio tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente e a populações do semiárido há mais de 13 anos.

Chico Whitaker informou na AP que brasileiros e alemães estão em campanha para que o Brasil rompa o acordo nuclear com a Alemanha no ano que vem para que ele possa estar extinto em 2015.  A campanha foi iniciada com a circulação de um abaixo-assinado a ser enviado aos presidentes do Brasil e Alemanha, propondo que substituam este acordo por uma cooperação de estimulo a exploração de energias renováveis.

Esperamos que a “aula” de humanidade do Chico Whitaker venha a ser um divisor de águas no Congresso Nacional invertendo a posição da maioria dos senadores, de omissão, tolerância e aprovação de uma política nuclear totalmente nefasta para o Brasil.

Torcemos para que, cada vez mais, compreendam que precisamos combater o Programa Nuclear Brasileiro para garantir o futuro das próximas gerações e a preservação Vida.

Veja a fala do Chico Whitaker abaixo:

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.