Pública lança livro-reportagem sobre Amazônia em 14/12, em SP. Veja depoimento especial de Fafá de Belém sobre o evento

Livro “Amazônia Pública” investiga o impacto de megaprojetos defendidos pelo governo e empresários na vida dos moradores da Amazônia; lançamento será no dia 14 de dezembro, em São Paulo, e terá debate, exibição de vídeos e distribuição gratuita da edição

A Agência Pública – uma agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos – lança o seu primeiro livro-reportagem, “Amazônia Pública”, no dia 14 de dezembro, na praça Roosevelt, centro de São Paulo. A obra mostra como projetos públicos e privados têm afetado a vida dos moradores da região amazônica, formada em grande parte por indígenas, quilombolas e ribeirinhos. As reportagens, realizadas por três equipes de jornalistas entre julho e outubro de 2012, foram publicadas no site da Agência Pública. A série venceu o Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade e foi finalista do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo.

O livro traz uma versão atualizada dos textos e três reportagens complementares sobre os temas abordados. Três regiões são analisadas no livro: o rio Tapajós, ameaçado por uma série de hidrelétricas e projetos de mineração; o rio Madeira, transformado por duas grandes usinas hidrelétricas que já começaram a operar; e o polo exportador de minério de ferro de Carajás, prestes a explorar uma nova mina localizada dentro de uma reserva florestal. Apesar da importância do debate, poucos brasileiros conhecem os dilemas causados pelo desenvolvimento econômico da região.

O evento de lançamento de “Amazônia Pública” começa às 16h30, com um evento aberto que vai trazer o mundo do novo jornalismo online para a praça pública. A Pública vai promover uma mesa de discussão com o tema “O projeto de desenvolvimento da Amazônia e seu impacto nas populações locais”. Depois do debate, haverá a distribuição gratuita do livro, que terá versões em inglês e português e foi produzido com o apoio apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance), fundação internacional ligada às questões climáticas.

Haverá ainda uma exibição de vídeos e fotos do projeto e de depoimentos de pessoas ligadas à cultura da Amazônia, gravados especialmente para o evento. Nesses vídeos, Aurélio Michiles, Milton Hatoum, Fafá de Belém e outros respondem à pergunta: “Qual Amazônia você quer?”. Às 19 horas, haverá a projeção de imagens criadas especialmente para o evento pela artista multimídia Veruscka Girio, além de um set preparado pelo dj Madruga com carimbó e outros ritmos típicos da região amazônica.

Programação:

NA MESA – a partir das 16h
Debate: “o projeto de desenvolvimento da Amazônia e seu impacto nas populações locais”

NA TELA – a partir das 18h30
– Exibição de depoimentos sobre a Amazônia: Milton Hatoum, Aurélio Michiles, Eugênio Scannavino Netto e Fafá de Belém
– Exibição de vídeos e fotos do projeto

NO TELÃO E NAS PICK-UPS – das 19h às 22h
Sons e imagens da Amazônia com vj Astronauta Mecanico e dj Ricardo Madruga (Ricardo Venturini)

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO LIVRO “AMAZÔNIA PÚBLICA” DAS 16h às 18h

Na área das salas de vidro (próximo à marquise e aos teatros) – Centro – São Paulo, SP

livro publica

Clique aqui para ver a série online.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.