RJ – MST homenageia Cícero Guedes em sua IV Feira Estadual da Reforma Agrária, 09 e 10/12

Feira-2013-512x384

MST/RJ

Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, irá realizar a quarta edição da Feira Estadual da Reforma Agrária, no Rio de Janeiro. O evento acontece no Largo da Carioca, região central da cidade. Uma grande tenda receberá cerca de 100 camponeses e camponesas, que trarão os frutos da luta pela terra para o centro da cidade.

Este ano, a feira recebe o nome de Cícero Guedes, militante do MST assassinado em janeiro, no município de Campos dos Goytacazes. Cícero era referência na produção de alimentos saudáveis, e foi o grande idealizador da feira. Em uma de suas últimas entrevistas, Cícero falou sobre o significado da feira: “É de grande importância para nós dialogar com a sociedade, mostrar os produtos da reforma agrária e falar com a população sobre o que significa essa luta.”

A expectativa é de que sejam comercializadas 25 toneladas de produtos, entre frutas, legumes e verduras in natura, produtos processados, fitoterápicos, mudas, receitas caseiras e camisetas. Quatro cooperativas do MST estarão presentes, além dos camponeses e camponesas vindos de acampamentos e assentamentos das regiões norte e sul do estado, da baixada fluminense e da região dos lagos.

Além do MST, participam da feira agricultores ligados à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro e ao Movimento dos Pequenos Agricultores. A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida também estará presente para dialogar com os visitantes sobre os motivos que levam nosso país a ser maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

A feira conta ainda com apoio do Sindipetro-RJ, do jornal Brasil de Fato e da editora Expressão Popular.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.