Portal da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos está no ar!

portal CEMDP

O objetivo é promover a Memória e a Verdade e contribuir para a consolidação da democracia

Direitos Humanos Brasil – A versão foi elaborada a partir de informações atualizadas do livro “Direito à Memória e à Verdade”, editado em 2007 pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da SDH. No entanto, o portal ainda receberá contribuições de diversos setores da sociedade civil, governos e movimentos sociais. 

Com a ferramenta “Lugares de Memória” é possível realizar buscas que remetam aos locais onde se cometeram graves violações contra os Direitos Humanos. Lugares de resistência e combate às violações, ou ainda, por algum motivo, locais em que familiares ou comunidades os associam com tais acontecimentos.

É possível visualizar, também, a lista oficial e completa dos Mortos e Desaparecidos Políticos e a biografia de cada um dos militantes, além da situação dos procedimentos administrativos que envolvem os referidos nomes.

Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos 

Criada em 1995 para promover a busca de informações que ajudem a elucidar as violações aos Direitos Humanos, ocorridas durante a ditadura civil militar brasileira (1964-1985), é responsável pelo reconhecimento e reparação de pessoas mortas ou desaparecidas. Também compete ao colegiado a localização, identificação e devolução dos restos mortais de desaparecidos políticos aos seus familiares.

Conheça o Portal! Clique aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.