UEPG anuncia fim das cotas para negros nos vestibulares da instituição

Imagem: G1 PR
Imagem: G1 PR

Do G1 PR

A Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG), na região dos Campos Gerais do Paraná, anunciou alterações no sistema de cotas da instituição. Segundo o reitor, Luciano Vargas, as cotas para negros serão extintas e as regras para concorrer às vagas para estudantes oriundos de escolas públicas terão modificações. A medida passa a valer a partir dos vestibulares realizados em 2014 com egresso em 2015, afirma o reitor.

O sistema de cotas foi implantado há oito anos na UEPG e, a cada ano, havia uma previsão de incremento nas vagas reservadas para o sistema de cotas. Atualmente, 12% das vagas ofertadas pela universidade eram automaticamente reservadas para negros oriundos da escola pública e 45% das vagas eram destinadas a alunos que cursaram o ensino médio completo em escola pública e o restante das vagas são as chamadas universais.

Com a extinção das cotas para negros, os vestibulares realizados para egresso em 2015 terão  50% de vagas destinadas a alunos oriundos de escola pública e outros 50% das vagas para as chamadas cotas universais, conforme o reitor. Nos vestibulares dos anos seguintes, o número de vagas destinadas a alunos de escola pública devem diminuir 5% por ano até alcançar 35%.

“É importante dizer que o sistema de cotas, seja ele no estado, na nossa universidade, que foi pioneira no sistema de cotas, é transitório. Ele não pode ser para sempre. Nós ficamos oito anos recebendo alunos negros, através do sistema de cotas e o conselho universitário, decidiu não manter as cotas para negros”, declarou Vargas.

A decisão foi tomada em uma reunião realizada na segunda-feira (25), por uma comissão formada por professores e alunos da universidade, e também por pessoas da comunidade, que tem por objetivo acompanhar e avaliar o processo de cotas desde a implantação, em 2006. “Como a nossa resolução tinha funcionamento previsto até 2014, nós tivemos que fazer todo um trabalho de revisão da política de cotas da nossa instituição visando à reformulação. Este processo iniciou no primeiro semestre deste ano e culminou na constituição da comissão que apresentou uma proposta aos conselhos superiores da instituição”, explica o reitor.

Segundo o reitor, a proposta apresentada pela comissão foi submetida aos conselhos superiores e, em seguida, aos conselhos universitários da UEPG, que optou pela manutenção do sistema de cotas na instituição por, pelo menos, mais oito anos, com uma revisão dos percentuais no quarto ano de vigência.

Alunos de escolas públicas
A comissão também decidiu alterar as exigências para concorrer às vagas destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Antes, podiam concorrer às vagas candidatos que cursaram apenas o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. A partir do ano que vem, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino fundamental e o ensino médio completo em escola pública.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.