Califórnia: Análise revela que a indústria de fraturação hidráulica offshore bombeia água contaminada para o mar

Aproximadamente metade das plataformas de petróleo em águas federais no Canal de Santa Bárbara descartam seus efluentes diretamente no oceano. Foto: AP Photo/ The Santa Barbara News-Press, Steve Malone
Aproximadamente metade das plataformas de petróleo em águas federais no Canal de Santa Bárbara descartam seus efluentes diretamente no oceano. Foto: AP Photo/ The Santa Barbara News-Press, Steve Malone

Center for Biological Diversity

Ao mencionar o uso de substâncias químicas perigosas na fraturação hidráulica e lançamento de efluentes da indústria de óleo na costa da Califórnia, o Center for Biological Diversity  convocou ontem a Comissão do Litoral para suspender o fracking de óleo e gás em águas territoriais do estado e pressionou por uma regulamentação mais rigorosa em águas federais.

Em carta entregue aos comissários reunidos esta semana em Newport Beach, CA, o centro disse que centenas de empreiteiras de fraturação no estado, recentemente revelados, violam a Coastal Act (Lei dos Recursos Costeiros dos EUA). Algumas plataformas de petróleo estão descartando efluentes tóxicos diretamente no Canal de Santa Bárbara, de acordo com um documento do governo.

“A Comissão dos Recursos Costeiros tem o direito e a responsabilidade de intervir quando as empresas de petróleo usam substâncias químicas perigosas para fraturar sob as águas oceânicas da Califórnia,” disse Emily Jeffers, advogada do centro. “Nossas praias, nossa vida selvagem e todo o ecossistema costeiro estão em risco esperando que o estado controle esta prática perigosa.”

Após observar que sete substâncias químicas de alto risco são usadas pelas empresas petrolíferas nas águas da Califórnia, a carta descreve os deveres da Comissão de Recursos Costeiros para proteger a vida selvagem, os recursos pesqueiros e o meio ambiente. “Como o risco de muitos dos danos causados pelo fracking não podem ser eliminados, uma proibição completa do fracking é a melhor decisão para proteger a saúde humana e o meio ambiente,” diz a carta.

X-Cide, uma das substâncias químicas tóxicas usadas no fracking, está listada como perigosa para os peixes e vida selvagem marinha—inclusive para a baleia-azul, a lontra marinha e tartaruga-de-couro. Foto: AP Photo/ The Santa Barbara News-Press, Mike Eliason
X-Cide, uma das substâncias químicas tóxicas usadas no fracking, está listada como perigosa para os peixes e vida selvagem marinha—inclusive para a baleia-azul, a lontra marinha e tartaruga-de-couro. Foto: AP Photo/ The Santa Barbara News-Press, Mike Eliason

A carta também contém a análise das substâncias químicas usadas em 12 recentes empreitadas de fracking em águas do estado próximo a Long Beach, CA.  Avaliando os dados divulgados pelas empresas petroleiras, o centro descobriu que ao menos um terço dessas substâncias usadas em operações de fracking são suspeitos de causar danos ecológicos. E mais de um terço dessas substâncias são suspeitos de afetarem o sistema nervoso e de desenvolvimento humano.

A substância química X-Cide®[1],  usada em todos os serviços de fracking offshore examinados pelo Centro, é classificada como uma substância perigosa pela agência federal que administra a despoluição de áreas contaminadas conforme o Superfund. O X-Cide também é listado como perigoso para os peixes e a vida marinha.

As companhias petroleiras já usaram a técnica do fracking no mínimo 200 vezes nas águas de Long Beach, Seal Beach e Huntington Beach, assim como em águas federais no Canal de Santa Bárbara. O fracking envolve explosivos, quantidades massivas de água e substâncias químicas industriais dentro da terra a pressões suficientes para rachar as formações geológicas e liberar óleo e gás.

Aproximadamente metade das plataformas de petróleo em águas federais no Canal de Santa Bárbara descartam uma parte dos seus efluentes – ou todos – diretamente no oceano, de acordo com um documento da Comissão de Recursos Costeiros. Este efluente produzido contém todas as substâncias químicas injetadas originalmente nos poços fraturados, e mais as toxinas que se encontram abaixo da superfície e vêm junto com o efluente retirado da terra.

TARTARUGA COURO

A carta do centro diz que a poluição da água causada pelo fracking e pelas operações petrolíferas nas águas da Califórnia trazem riscos a uma vasta gama de espécies criticamente ameaçadas e em perigo de extinção, incluindo a baleia-azul, a lontra-marinha e a tartaruga-de-couro.

 ______

1. A letra “X” antes do nome significa que o produto reage perigosamente com a água – manual da CETESB.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Zuleica Nycz.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.