Dia da Consciência Negra é marcado com luta no Vale do Ribeira

mab vale do ribeiraNo MAB

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens participaram no dia de ontem (20), juntamente com o Movimento dos Ameaçados por Barragens, Associações Quilombolas, Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (Eaacone) e outras entidades da região sul de São Paulo, em Registro, de um ato para relembrar as lutas e a resistência dos povos e para trazer presente Zumbi como exemplo a seguir.

O ato teve a presença de aproximadamente 500 pessoas da região que seguiram em marcha pela BR 116, com a concentração próxima ao Parque de Exposições. O encerramento da atividade foi na Praça Beira Rio, passando pela cidade de Registro.

Dentre os pontos de reivindicação do ato está a regularização dos territórios indígenas, caiçaras e quilombolas, a luta pela não construção de barragens e mineradoras, a imediata retirada de terceiros das terras quilombolas, pelo fim do racismo institucional, pelo direito das comunidades tradicionais e pequenos agricultores de utilizarem seus territórios e suas florestas de forma sustentável.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.