“Convocado, Cardozo debate questão indígena no Senado nesta quinta-feira”, 8:30h

eduardo-cardozoHorizonte MS – A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Advogado-Geral da União, Luís Adams, nesta quinta-feira (21), às 8h30. Cardozo foi convocado, por iniciativa do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), a falar sobre a demarcação de terras, após cancelar por três vezes o convite dos senadores da comissão para debater o assunto. A pedido da senadora Ana Amélia (PP-RS), o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams foi convidado.

Também é prevista a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Ele vem acompanhado de representantes de produtores rurais e de prefeitos dos municípios afetados pelas invasões de terras por indígenas. O Estado já computa 80 invasões e os produtores rurais estabeleceram o prazo limite de 30 de novembro para receberem uma resposta satisfatória do governo federal a respeito das indenizações, em caso da decisão pela desapropriação das terras.
Na semana passada, em visita ao Mato Grosso do Sul, o ex-presidente Lula se comprometeu a levar o assunto à presidente Dilma Rousseff, que, na visão dele, deveria assumir ela própria o comando das articulações.
O senador Figueiró alerta para o acirramento do clima de tensão entre índios e produtores. “A consequência pode ser o derramamento de sangue, caso não haja uma resposta urgente do governo federal”, alerta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.