Encontro Nacional de advogados populares tem homenagem a jurista com histórico de luta pelos direitos humanos

homenagem-300x200Em Pensando o Direito

Com o objetivo de debater a defesa da luta por direitos humanos e justiça social, foi realizado na semana passada, no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul), o XVII Encontro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), com a participação de 60 pessoas de todo o País.

A abertura do evento, no dia 14 de novembro, foi marcada pela homenagem ao jurista Jacques Alfonsin, que recebeu das mãos do Governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a Medalha Negrinho do Pastoreio. Alfonsin é procurador do Estado, integrante da Comissão Estadual da Verdade e tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos. Prestigiaram o evento representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Levante Popular da Juventude.

Patrick Mariano, representante da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), participou tanto da homenagem como do XVII Encontro da Renap:

“A riqueza deste Encontro está na diversidade de olhares sobre a luta social. Por estar muitas vezes no centro das lutas políticas por efetivação de direitos, cada advogado e advogada popular, traz um ensinamento fundamental para a política pública de legislar. É o direito em movimento, literalmente. Estar atento e estimular essas experiências é primordial para uma gestão pública atenta à realidade do povo brasileiro.”

Saiba mais aqui sobre a homenagem recebida pelo jurista Jacques Alfonsin.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.